Organização

O curso está organizado utilizando a  pedagogia da alternância, por facilitar a articulação dos aspectos teóricos, relacionados aos princípios da terapêutica homeopática, com as atividades práticas de saúde no SUS.
A proposta da metodologia da alternância possibilita o diálogo entre a formação escolar e as tarefas na unidade produtiva, sem desvincular-se da cultura local. Os preceitos da pedagogia da alternância, consistem na construção do conhecimento através da articulação entre o campo teórico e a prática em tempos e espaços distintos e complementares.
Dessa forma, o curso propõe a capacitação teórico-prática assentada no conhecimento homeopático, visando nesse primeiro momento abordagem aos casos agudo, epidêmicos, a fim de a possibilitar aos egressos a prescrição homeopática para pessoas no contexto comunitário.
Para tanto, o curso organiza-se em etapas distintas: o tempo-escola e o tempo-comunidade. No Tempo Escola os participantes travam contato com os conteúdos teóricos e princípios da homeopatia, enquanto especialidade médica, através de materiais didáticos e diálogo com os professores, quando serão estimulados a contribuir valendo-se dos conhecimentos apreendidos, e estabelecendo nexos com as diferentes realidades vividas no campo da prática. No tempo de escola pretende-se estimular as reflexões sobre as questões relevantes para o aprendizado significativo e intervenções transformadoras.
No tempo comunidade, os participantes desenvolvem atividades pactuadas com os tutores e supervisores responsáveis pelo acompanhamento e apoio terapêutico. Dessa forma, o médico participante poderá exercitar os princípios básicos da prática da Homeopatia no seu exercício clínico diário, sob supervisão.
Entre as correntes teóricas que embasam o processo de aprendizagem estão as metodologias ativas e a pedagogia histórico-crítica, que preconizam além da aprendizagem significativa, a efetiva participação social, estabelecida a partir dos vínculos existentes entre educação e sociedade. Nesse contexto a prática social é concebida como o primeiro momento de uma proposta metodológica horizontal, onde os professores e alunos se aproximam através das atividades sociais de forma a proporcionar o processo de aprendizado democrático e significativo.