Metodologia

Os sujeitos da pesquisa são os educadores que atuam em diferentes modalidades de ensino de todo Brasil. Os educadores que concordarem em participar do projeto se cadastrarão na plataforma e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), através do formulário online.
 
Esta pesquisa está baseada na vertente metodológica da pesquisa ação participante. A Pesquisa- ação participante é uma proposta pedagógica investigativa e de ação social e como parte de uma ação transformadora conta com o envolvimento direto dos sujeitos participantes da pesquisa que fazem parte da comunidade estudada junto aos profissionais pesquisadores no processo de produção do conhecimento para intervenção e transformação social (SOUZA, 1997). De acordo com Tozoni-Reis (2007), a pesquisa ação-participativa confere uma metodologia aplicada aos processos de construção dos saberes em educação.
 
Nesta modalidade, o sujeito não é passivo, mas ativo, dessa forma os indivíduos não são considerados simplesmente como objeto de estudo, uma vez que, como atores sociais, atuam diretamente na produção do conhecimento por meio de um processo de avaliação e reflexão, cujo objetivo transcende a “mudança de comportamento”, mas a ampliação de concepções que visam a formação de sujeitos socialmente críticos, que democraticamente participam do processo de tomada decisão para as demandas do território. Para o cadastro destes profissionais, os educadores preencherão um formulário online sobre o seu perfil pessoal e profissional, além de perguntas relacionadas ao seu estado geral de saúde e sua percepção das mudanças sociais e educacionais devido a pandemia.