Ementa

Estudo dos Culicoides do grupo paraensis e sua importância epidemiológica
Objetivo Geral O objetivo do curso é capacitar alunos no reconhecimento das espécies do grupo paraensis e sua importância epidemiológica na transmissão dos parasitos causadores de doenças que acometem o homem.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a diagnosticar as principais características morfológicas de relevância na sistemática desse grupo de Culicoides; conhecer a metodologia de análise dos espécimes fêmeas e machos do grupo; identificar as principais espécies presentes no Brasil; revisar as espécies do grupo paraensis, com base na literatura pertinente; estudar os aspectos bionômicos de Culicoides paraensis Goeldi; estudar a epidemiologia das principais enfermidades vetoradas ao homem.
Metodologia O conteúdo programático será ministrado através de skype e compartilhado por Google drive.
O estudo do mesmo pelo aluno será feito através das literaturas pertinentes, chaves dicotômica e desenhos tanto das fêmeas quanto dos machos.compartilhadas pelo Google drive e obtidas na internet.
Detalhamento da carga horária / Conteúdo Programático Estudo das principais características morfológicas de diferenciação das espécies do grupo paraensis, considerando os espécimes machos e fêmeas, distribuição das espécies na região neotropical; tipos de criadouros e atividade hematofágica.
Período: 01 de setembro a 06 de novembro (200 horas teóricas, com possibilidade de aulas presenciais , caso haja mudança na flexibilidade das orientações contidas no plano de contingência da Fiocruz).
Reconhecimento de Culicoides paraensis Goeldi e os conhecimento dos diferentes aspectos epidemiológicos relacionados especialmente com a vetoração da virose Oropouche e possibilidade de propagação da mesma no território brasileiro.
Período: 09 de novembro a 31 de dezembro(150 horas teóricas)
Avaliação A avaliação será realizada através de seminário online e relatório enviado por e-mail.