Ementa

Impacto clínico e social da pandemia de COVID-19 em pacientes com tuberculose pulmonar sensível e resistente
Objetivo Geral O objetivo do curso é capacitar o aluno de enfermagem para a compreensão do impacto clínico e social da pandemia por COVID-19 em pacientes com tuberculose e sobre os princípios da pesquisa clínica aplicados ao estudo do tema TB-COVID-19.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido as noções básicas de epidemiologia, história natural e os aspectos clínicos e terapêuticos da associação TB-COVID-19, assim como tenha compreendido os princípios da pesquisa clínica aplicados ao estudo do tema.
Metodologia O aluno participará de atividades téoricas sobre a associação TB-COVID-19. As atividades teóricas serão realizadas por meio do programa Skype de acesso livre e versarão sobre os aspectos clínicos (agudos e crônicos) de ambas as doenças,  sobre o impacto da pandemia na gestão do diagnóstico e tratamento de pacientes com TB, as repercussões sociais desencadeadas pelas medidas de isolamento social e sobre projetos de pesquisa clínica no tema TB-COVID-19. As atividades teóricas serão realizadas por via remota por meio de aulas expositivas, discussão de artigos e seminários temáticos. 
Detalhamento da carga horária / Conteúdo Programático A distrubuição da carga horária, segundo o tema abordado, será a seguinte:  1) Mecanismos de transmissão da TB e da COVID-19: 20 h; 2) Manifestações clínicas da TB e da COVID-19: 40h; 3) Diagnóstico da TB e da COVID-19: 40h; 4) Tratamento da TB e da COVID-19: 40h; 5) Medidas preventivas para TB e COVID-19: 20h; 6) Papel dos determinantes sociais em ambas as doenças: 20h; 7) Princípios gerais da pesquisa clínica: 40h; 8) Discussão de artigos científicos sobre TB e COVID-19: 40H; 9) Apresentação de seminários pelos alunos: 60h.   
Avaliação A avaliação do aprendizado do aluno e de sua participação nas aulas se dará por meio da supervisão direta do coordenador didático durante as atividades.