Ementa
Desenvolvimento de modelos a serem usados para o ensino da educação ambienta no contexto da saúde, para a formação acadêmica de deficientes visuais - MÓDULO I | |
Objetivo Geral | O objetivo do curso é desenvolver atividades educacionais para cegos sobre educação ambiental, no contexto da saúde, através da interação a distância dos alunos com pesquisadores das áreas afins. |
Objetivos Educacionais/Aprendizagem | Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a: Desenvolver atividades educacionais para o ensino sobre educação ambiental, para alunos cegos de diversas faixas etárias; Elaborar um mini projeto sobre meio ambiente, no contexto da saúde, focando também na importância das plantas medicinais. |
Metodologia | O aluno deverá participar de aulas teóricas a distância (Plataforma ZOOM), ministradas por pesquisadores da área, lotados em laboratórios da Fiocruz e de outras instituições, com a finalidade de aquisição de conhecimento acerca do tema, Participação dos alunos em oficinas virtuais para cegos, a fim de discutir temas sobre o ambiente, abordando o Horto da Fiocruz. Discutir sobre os procedimentos mais adequados para o desenvolvimento de tais atividades ambientais; Cada aula deverá avaliada pelo aluno, através de diálogos a distância com os membros dos laboratórios envolvidos. Após conhecer a área a ser pesquisada, deve ser capaz de elaborar novas abordagens para cegos dentro neste campo de conhecimento. educativo de forma conjunta com o pesquisador. |
Detalhamento da carga horária / Conteúdo Programático | Revisão de conceitos e história da ciência - 40 horas Pesquisa sobre a didática da elaboração de materiais tridimensionais - 80 horas Pesquisa sobre materiais apropriados para a construção de modelos tridimensionais - 80 horas Desenvolvimento de atividades educativas para cegos - 120 horas Todas as atividades serão realizadas usando a plataforma Zoom. |
Avaliação | A avaliação será realizada através de seminários a distância (Plataforma ZOOM) e relatórios. |