Ementa
Mecanismos de morte celular e virulência de protozoários parasitas | |
Objetivo Geral | O objetivo do curso é capacitar o aluno, teoricamente, na detecção de mecanismos de morte celular de protozoários parasitas, através de citometria de fluxo e microscopia eletrônica. |
Objetivos Educacionais/Aprendizagem | Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a compreender o funcionamento dos equipamentos e a ação de diferentes sondas fluorescentes empregadas na identificação de vias de deflagração de morte celular em protozoários. |
Metodologia | Será utilizada a plataforma ZOOM para as aulas teórico-práticas, seminários e debates para: 1) Apreender a teoria do funcionamento básico dos equipamentos de citometria de fluxo e microscopia eletrônica; 2) Compreender os modos de ação de diferentes sondas fluorescentes sob protozoários; 3) Realizar os desenhos experimentais empregando diferentes sondas sob protozoários parasitas; 4) Estudar os aspectos teóricos da detecção ultraestrutural de moléculas fluorescentes; 5) Interpretar os diferentes tipos de morte celular pela ação de quimioterápicos, por citometria e microscopia eletrônica. |
Detalhamento da carga horária / Conteúdo Programático | Aulas teórico-práticas on-line sobre: (1) Técnicas de citometria de fluxo para detecção de morte celular com uso de sondas- 80 h, (2) Técnicas de microscopia eletrônica- 75 h; (3) Atualização em cultivo de protozoários parasitas (Revisão de conceitos fundamentais/aprofundamento), tipos de meios de cultura -30 h (4) Uso de diferentes tipos de sondas -30 h; (5) Interpretação e descrição dos resultados de citometria de fluxo- 40 h; (6) Interpretação e descrição de imagens de microscopia eletrônica para detecção do tipo de morte celular- 70 h, (7) Discussão para fixação dos conceitos fundamentais- 10 h; (8) Seminários de apresentação de artigos-10 h; (9) Elaboração de relatórios-5h. |
Avaliação | A avaliação será realizada através apresentação e discussão de seminários e elaboração de relatório apresentados pelo bolsista. |