Ementa

História das Práticas musicais para promoção da saúde I
Objetivo Geral O objetivo do curso é realizar capacitação para atuar em pesquisa-ação, pesquisa de campo, desenvolver ações e oficinas na interface cultura, arte e saúde bem como realizar levantamentos históricos destas práticas.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a utilizar a metodologia científica , aplicada aos campos da História e Saúde Coletiva. E com isso possa colaborar com aplicação de práticas de ciência e arte atuando quando necessário como assistente em pesquisas relacionadas ao grupo de ciência, arte e cultura na saúde. Entre as tarefas a serem aprendidas estão: fazer fichamentos de artigos científicos e seminários, levantar fontes históricas, analisar  dados, elaborar  trabalhos científicos, coletar de dados, organizar e realizar oficinas dialógicas artísticas e realizar entrevistas virtualmente.
Metodologia Aulas teóricas via Zoom.
Aulas teóricas: fichamentos e seminários sobre pesquisa baseada em arte, cultura e saúde, metodologia científica, historiografia, levantamento de fontes e análise de dados e elaboração de trabalhos científicos.
Aulas práticas via Zoom: Coleta de dados com sujeitos das pesquisas nas quais o coordenador didático atua em colaboração com outros pesquisadores ou sozinho nos campos de interface entre  cultura, arte, música e saúde via zoom. Participação e organização de oficinas de linguagem sonora e dialógica nos diversos locais onde o LITEB atua, via zoom. Realização de entrevistas via Skype.
Detalhamento da carga horária / Conteúdo Programático Atividades teóricas via zoom: fichamentos e seminários sobre pesquisa baseada em arte,  cultura e saúde, metodologia científica (100h), levantamento de fontes históricas  e análise de dados (60h) e elaboração de trabalhos científicos (40h). Atividades práticas via Zoom: Coleta de dados com sujeitos das pesquisas nas quais o coordenador didático atua em colaboração com outros pesquisadores ou sozinho nos campos de interface entre  cultura, arte, música e saúde (40h). Participação e organização de oficinas de linguagem sonora e dialógica  e oficinas de história da música nos diversos locais onde o LITEB atua, via zoom(60h). Realização de entrevistas via Skype (20h).
Avaliação A avaliação será realizada através de supervisão direta do coordenador didático durante as atividades teóricas e práticas, assim como por parte  do aluno de um relatório sobre as atividades realizadas e a preparação de artigo científico sobre o tema.