Ementa


Objetivo Geral
O objetivo do curso é que os alunos aprendam a identificar a presença e ativação de células T citotóxicas através de ensaios in vivo e in vitro.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a purificar vacinas de DNA e imunizar camundongos, realizar ensaios de avaliação de citotoxicidade in vivo com transferência adotiva de células, estimular esplenócitos in vitro e avaliação por citometria de fluxo utilizando anticorpos contra diferentes marcadores celulares.

Metodologia
O aluno irá apresentar e assistir seminários no laboratório baseados em artigos científicos e nos resultados obtidos pelo grupo. Prática: Purificação em larga escala de vacinas de DNA (plasmídeo) por coluna de troca iônica e avaliação de integridade por digestão com enzimas de restrição e eletroforese; imunização de camundongos por via intramuscular, isolamento de esplenócitos, marcação de esplenócitos com molécula fluorescente (CFSE), pulsar células alvos com peptídeos selecionados, transferência adotiva de células em camundongos imunizados, desafio de camundongos com vírus Dengue, estimulação de esplenócitos com diferentes peptídeos e marcação com anticorpos contra diversos marcadores celulares, avaliação por citometria de fluxo.

Avaliação
A avaliação será realizada através de seminários.

Pre-requisitos: Mestrado concluído: Declaração de agendamento de defesa de dissertação de mestrado ou certificado de conclusão de mestrado.
Critérios para seleção: Carta de interesse, CV Lattes
Carga horária total: 320h
Carga horária semanal: 20 h
Início e término do curso: 01/05 a 31/08/2020
Bolsa auxílio: R$ 1.100,00
Local de Realização do Curso: Laboratório Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais
Número de vagas: 01