Ementa

Objetivo Geral
O objetivo do curso é capacitar o aluno para a compreensão do comportamento altamente agressivo induzido pelo estresse social do Modelo Espontâneo de Agressividade através da avaliação do fluxo sanguíneo cerebral dos animais sob estresse do reagrupamento e nos animais controle, através de fluxometria.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a compreender a técnica envolvendo a avaliação do fluxo sanguíneo cerebral dos animais sob estresse do reagrupamento, bem como o conhecimento de suas relações com o processo fisiopatológico do MEA. Ter desenvolvido um senso crítico em relação as abordagens realizadas durante o curso.

Metodologia
Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas sobre mecanismos de controle neuroendócrino da associação do estresse com agressividade, aulas teóricas sobre o desenvolvimento do MEA e sobre a avaliação do fluxo sanguíneo cerebral dos animais sob estresse do reagrupamento e nos animais controle, através de fluxometria. No final do curso, o aluno irá assistir o profissional realizar a técnica de análise do material para avaliação do fluxo sanguíneo cerebral dos animais sob estresse do reagrupamento e nos animais controle, através de fluxometria. O aluno não entrará em contato com o animal.

Avaliação
A avaliação será realizada através da apresentação de seminários periódicos, envolvendo a equipe do laboratório e apresentação de relatório final.

Critérios de seleção: CV Lattes e Histórico escolar
Pre-requisito: Graduação em andamento
Carga horária total: 320h
Carga horária semanal:  20h 
Bolsa auxílio: R$ 400,00
Local de Realização do Curso: Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos
Número de vagas: 01
Início e término do curso: 02/01/2020 a 30/04/2020