Ementa

Objetivo Geral
O objetivo do curso é treinar o aluno no reconhecimento das principais espécies de lesmas terrestres nativas e exóticas e/ou que atuam como pragas agrícolas ou como hospedeiras de helmintos de interesse médico-veterinário no Brasil.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se capacitar o aluno para o reconhecimento das principais espécies de lesmas nativas e invasoras no Brasil, através de análises morfológicas, de forma que o mesmo possa colaborar em projetos sobre o tema e pleitear oportunidades profissionais que visem dar suporte em atividades que envolvam o reconhecimento desse grupo de espécies, em especial aquelas causadoras de prejuízos econômicos e para a saúde púbica.

Metodologia
Aulas teóricas sobre as espécies de lesmas terrestres encontradas no Brasil, das famílias Veronicellidae, Limacidae, Milacidae, Agriolimacidae e Philomycidae, com ênfase na morfologia e caracteres diagnósticos das espécies mais comuns, ambiente onde são encontradas, e formas de controle das espécies pragas e vetores de parasitoses. Aulas práticas envolvendo dissecções de diferentes espécies sob estereomicroscópio, bem como elaboração de desenhos e obtenção de fotos de exemplares e estruturas diagnósticas.

Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua através da participação do aluno nas aulas teóricas e práticas

Critérios de seleção: CV Lattes e Carta de interesse
Pre-requisito: Graduação concluída
Carga horária total: 320h
Carga horária semanal: 40h
Bolsa auxílio: R$ 1.100,00
Local de Realização do Curso: Laboratório de Malácologia
Número de vagas: 01
Início e término do curso: 02/01/2020 a 28/02/2020