Objetivo e ementa


Objetivo: Introduzir alguns dos conceitos importantes utilizados em bioinformática e biologia estrutural, tais como: Linux, banco de dados biológicos, montagem de genomas, alinhamento de sequências, anotação genômica, filogenia, linguagem R, biologia molecular básica, estrutura de proteínas, modelagem comparativa, docking molecular, teoria de redes e dinâmica molecular.
 
Ementa: Inicialmente os alunos serão apresentados aos conceitos fundamentais do dogma central da biologia molecular e ao sistema operacional Linux. Também ocorrerá uma breve introdução à Bioinformática, onde serão abordados o surgimento desta área de pesquisa e suas aplicações. Esta etapa inicial servirá como nivelamento para os diferentes perfis de alunos. Em seguida, o curso se dividirá em duas etapas: Bioinformática (primeira semana) e Biologia Estrutural (segunda semana). Na primeira semana ocorrerão as aulas teóricas e práticas sobre bancos de dados biológicos, download e preparo de dados de sequenciamento de alta vazão (Qualidade e Trimagem), montagem de genoma, alinhamento de sequências, anotação e predição de genes e filogenia. Na segunda semana ocorrerão as aulas teóricas e 
práticas sobre modelagem comparativa, docking molecular, dinâmica molecular, introdução a linguagem R e teoria de redes. Ao final de cada semana do curso, os alunos serão desafiados a resolver uma situação-problema usando os conceitos e técnicas aprendidas.

Público alvo : estudante regulamente matriculado em curso de graduação na área de saúde e tecnologia da informação.

Número de vagas : 12 vagas