Proposta Pedagógica

Objetivo Geral
Os principais objetivos são promover a progressão qualitativa e quantitativa da produção científica de professores e alunos do nosso programa de PG do INI / Fiocruz por meio de treinamentos e atualização de conhecimentos em metodologias moleculares para o estudo dos agentes de micoses invesivas. Além de intensificar o processo de internacionalização do programa PG do INI / Fiocruz.

Objetivos educacionais/aprendizagem
Os principais objetivos do curso são: a) Atualizar alunos e profissionais para capacitá-los a desenvolver um processo reflexivo de diagnóstico e investigação; b) Consolidar conhecimentos com vista à incorporação de inovações tecnológicas; c) Despertar o senso crítico para avaliar resultados de laboratório e também estar preparado para analisar e interpretar o desconhecido e o novo.
 
Período do Curso
De 14 a 29 de outubro de 2020

Organização curricular do curso
O curso será realizado em duas modalidades.
A primeira , com carga horária de 24 horas, será realizada na modalidade a distância, via AVA Moodle. Nesta etapa, o aluno deverá realizar a leitura de artigos científicos enviados, escolhidos pelos coordenadores e relacionados ao conteúdo programático abordado no curso.
A segunda etapa, com carga horária de 36 horas, será teórico-prática, na modalidade remota.  As aulas teóricas serão ministradas em  inglês e português e serão combinadas atividades de discussão de casos clínicos (individuais ou coletivos) e aulas expositivas sobre as seguintes temáticas:
-Principais metodologias convencionais e moleculares para epidemiologia e diagnóstico das seguintes IFI em humanos e animais: Criptococose, Histoplasmose, Pitiose, Paracoccidioidomicose, Coccidioidomicose, Esporotricose e Candidíase.
As  aulas práticas serão realizadas remotamente. Os alunos deverão instalar os programas necessários para as aulas práticas em seus computadores. A lista de programas será enviada oportunamente. 

Avaliação
As atividades de aprendizagem serão realizadas por exercícios, compostos por questões multipla escolha, discursiva ou estudo de caso apresentados em cada Unidade de Aprendizagem, valendo o total de 100 pontos.
Todas as atividades deverão ser entregues via plataforma Moodle conforme cronograma,
respeitando o prazo de finalização de cada unidade temática.
Caso tenha alguma dúvida em relação a aula ou atividade, favor escrevê-las via Fórum de dúvidas de cada Unidade da disciplina.
A frequência do aluno será contabilizada através da entrega de atividades de aprendizagem
realizadas (a distância), segundo o cronograma. A frequência para aprovação será de 75%.
O aproveitamento acadêmico será obtido através do somatório das notas das atividades de
aprendizagem (questionários) que será convertido por meio de conceitos:
A – Excelente (equivalente a notas entre 90 e 100); B – Bom (equivalente a notas entre 75 e 89);
C – Regular (equivalente a notas entre 60 e 74);
D – Insuficiente (equivalente a notas menores que 60).
Será considerado aprovado no módulo o participante que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos (conceito mínimo C).