Ementa

Objetivo Geral
Capacitar alunos de graduação na análise da interação de promastigotas de Leishmania infantum e de Leishmania amazonensis com fibrócitos e fibrobrasto de derme, respectivamente, sob orientação. O objetivo deste curso é formar os alunos nos procedimentos de obtenção de células primárias provenientes de sangue periférico humano (fibrócitos) e da derme da pele de camundongos (fibroblastos) e, da interação de parasitos do gênero leishmania com as células, ambos obtidos pelo corpo técnico. E, analisar a interação de promastigotas de Leishmania infantum e de Leishmania amazonensis com fibrócitos e fibrobrasto de derme, respectivamente, sob orientação.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a ter conhecimento dos Conceitos de Biossegurança/Gestão ambiental e Boas práticas de laboratório; Ter conceitos teórico e prático do tema apresentado; Reconhecer a histologia dos tecidos de onde provêm as células obtidas nas culturas primárias de fibroblastos e de fibrócitos; Processar as células para microscopia óptica e eletrônica de transmissão e varredura e fazer a análise morfológica das mesmas; analisar a interação dos fibrócitos humanos com promastigotas de Leishmania infantum e fibrobrasto de derme com promastigotas de Leishmania amazonensis nos tempos de 2, 6, 24, 48, 72, 96, 120 e 144 h;

Metodologia
Cultura Primária de fibroblastos de derme de camundongos e de Fibrócitos de Sangue Periférico humano deverão ser utilizadas para o estudo da interação promastigotas de Leishmania infantum e Leishmania amazonensis. Assim, os fibrócitos e fibloblastos de derme serão cultivados em placas de 24 poços ou em garrafas e, a partir do 15° dia e infectados com a L. infantum e L. amazonensis na concentração de 10 parasitos por célula em meio de interação por 2h a 37ºC em meio DMEM contendo BSA 2% por 2h a 37ºC. Após a infecção, as culturas serão lavadas com PBS para a retirada dos parasitos que não aderiram e, em seguida adicionado meio DMEM contendo BSA 2%. Os sobrenadantes das células infectadas ou não serão recolhidos nos tempos de 2, 6, 24, 48, 72, 96, 120 e 144 h e congelados à -70ºC, para posterior análise. 

Avaliação
A avaliação será realizada através de apresentação de relatório com o conteúdo deste curso.

Critérios para seleção: Carta de interesse, CV Lattes, Entrevista, Histórico Escolar
Pré-requisito (outros/detalhamento): Graduação em andamento
Carga horária total: 320h
Carga horária semanal:  20h
Local de Realização do Curso: Laboratório de Biologia Estrutural
Bolsa Auxilio: Não
Numero de Vagas: 02
Inicio e Término do Curso: 02/09/2019 a 31/12/2019