Ementa

A Biblioteca Virtual Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS BDS) tem como missão proporcionar a visibilidade e acessibilidade de documentos sobre a intersecção das áreas de bioética, saúde pública e relações internacionais por meio da cooperação entre instituições. Essa é uma instância temática gerenciada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fundação Oswaldo Cruz, que integra a rede de BVS da América Latina e Caribe.

Por esta biblioteca ser essencialmente interdisciplinar, considera-se fundamental que seu processo de seleção de itens bibliográficos seja composto por uma equipe interdisciplinar com membros de instituições parceiras do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) que demonstrem interesse nos aspectos bioéticos das relações internacionais em saúde.

Visando que os documentos a serem inseridos sejam de qualidade e confiável, a BVS BDS adota um processo específico de recuperação, seleção e categorização do acervo. A gestão dos documentos pertinentes ao acervo é realizada por uma Comissão de Seleção Bibliográfica que atua na seleção e categorização.

O estabelecimento de uma “Política de Seleção de Documentos” possibilita que a coleção cresça de forma consistente e em conformidade com os interesses de seus usuários.

A criação de “Critérios de categorização” orienta os categorizadores a identificarem em qual confluência temática o documento selecionado se encontra: 1) Bioética e Saúde Pública e Relações Internacionais; 2) Bioética e Saúde Pública; 3) Saúde Pública e Relações Internacionais; 4) Relações Internacionais e Bioética ou 5) Referência Complementar.

Para atuação nesse processo são selecionados alunos de pós-graduação das áreas de bioética, saúde pública e relações internacionais e afins, que capacitados com base na documentação descrita serão habilitados a participarem da Comissão de Seleção Bibliográfica.