Ementa
Objetivo Geral
O objetivo do curso é capacitar alunos em biodiversidade e sáude, no reconhecimento dos ceratopogonídeos de importância sanitária e ambiental e nas ações de preservação e organização documental de coleções.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se que ao final do curso o aluno esteja habilitado a reconhecer as diferentes fases de desenvolvimento de ceratopogonídeos, correlacionando as tribos, subfamílias ou gêneros com os morfótipos larvais e com os diferentes hábitos alimentares dos adultos; proceder as atividades de preservação de espécime.
Metodologia
Aulas teorico-práticas metodologia laboratorial para triagem dos espécimes, montagem em lâmina, confecção de medidas, utilizando microscópio estereoscópico e biológico; Montagem de espécimes em lâmina para estudos das características morfológicas dos adultos e fases imaturas das espécies de importância sanitária e ambiental. Estudo das diversas tribos e gêneros hematófagos, predadores e polinizadores através da análise microscópica dos espécimes depositados na Coleção de Ceratopogonidae;Estudo das técnicas de recuperação de espécimes e uso de chave dicotomica para identificação especifica utilizando a literatura pertinente.
Estudo de gestão e curadoria de coleções, tais como: documentação de equipe, inserção de espécimes e atualizações taxonomicas dos especimes depositados, serviços requisitados e ou prestados, conhecimentos dos POPs gerenciais e técnicos, guarda de comprovantes, backup de dados, gerenciamento do acervo através da organização documental (arquivo físico de digitais) das atividades do CCER.
Avaliação
A avaliação será realizada através de acompanhamento das atividades e do conceito do Relatório final.
Pre-requisitos
Doutorado concluído