Ementa
Objetivo Geral
Capacitar os alunos a uma reflexão crítica e aprofundamento conceitual sobre a temática "cultura científica e prevenção da saúde", além de apresentar diferentes abordagens de pesquisa qualitativa, no sentido de proporcionar um aprofundamento para estudos socioeducativos. Colaborar à compreensão acerca de questões culturais bem como de valores étnicos que podem interferir nos comportamentos de grupos e influenciar na eficácia de intervenções socioeducacionais ligadas à promoção da saúde.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Possibilitar aos alunos um melhor desempenho no desenvolvimento de processos de pesquisa qualitativa, seja como profissionais ou mediadores ligados ao campo da cultura em ciência e saúde.
Metodologia
Através de diferentes estratégias didáticas, a interação entre os estudantes será estimulada, de maneira a proporcionar o debate acerca de procedimentos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa. Com base em publicações conceituadas, serão apresentados desafios epistemológicos para exploração individual em classe. Uma seleção de textos de autores reconhecidos na abordagem de enfoques socioeducacionais servirá de base para o aprofundamento teórico, bem como para suscitar iniciativas de interpretação criteriosa dos dados obtidos em campo.
Avaliação
A avaliação será realizada com base na participação em aula, bem como na contribuição à elaboração de textos individuais. Que poderão ser encaminhados tanto para publicação em anais de eventos científicos como enviados para revista indexada e ligada ao campo socioeducacional.
Pré requisito
Graduação concluída
Capacitar os alunos a uma reflexão crítica e aprofundamento conceitual sobre a temática "cultura científica e prevenção da saúde", além de apresentar diferentes abordagens de pesquisa qualitativa, no sentido de proporcionar um aprofundamento para estudos socioeducativos. Colaborar à compreensão acerca de questões culturais bem como de valores étnicos que podem interferir nos comportamentos de grupos e influenciar na eficácia de intervenções socioeducacionais ligadas à promoção da saúde.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Possibilitar aos alunos um melhor desempenho no desenvolvimento de processos de pesquisa qualitativa, seja como profissionais ou mediadores ligados ao campo da cultura em ciência e saúde.
Metodologia
Através de diferentes estratégias didáticas, a interação entre os estudantes será estimulada, de maneira a proporcionar o debate acerca de procedimentos metodológicos ligados à pesquisa qualitativa. Com base em publicações conceituadas, serão apresentados desafios epistemológicos para exploração individual em classe. Uma seleção de textos de autores reconhecidos na abordagem de enfoques socioeducacionais servirá de base para o aprofundamento teórico, bem como para suscitar iniciativas de interpretação criteriosa dos dados obtidos em campo.
Avaliação
A avaliação será realizada com base na participação em aula, bem como na contribuição à elaboração de textos individuais. Que poderão ser encaminhados tanto para publicação em anais de eventos científicos como enviados para revista indexada e ligada ao campo socioeducacional.
Pré requisito
Graduação concluída