Programação do Seminário

Inscrições: a partir de 25 de agosto de 2025
Data: 15 de setembro de 2025
Local: Auditório Interno da Fiocruz Brasília
Formato: Presencial (transmissão no canal do Youtube da Fiocruz Brasília)
Certificação: Para os participantes que acompanharem presencialmente todo o evento, haverá certificação pela Escola de Governo da Fiocruz Brasília. 

14h00 – Abertura “IPEA e Fiocruz: uma parceria em consolidação”
 
“Fiocruz na Cooperação em Saúde”, Pedro Burger (Coordenador CRIS/Fiocruz)

“A agenda internacional do IPEA”, Keiti Gomes (Diretora, DINTE/IPEA) - a confirmar

14h45 a 18h – Mesa “Cooperação para o Desenvolvimento do Brasil no Sistema Internacional Pós Americano: Caminhos e Perspectivas” 
 
14h45 – “Governança global na era Trump 2.0”, Ana Flávia Barros-Platiau (Professora, IRel/UnB)
 
Perguntas orientadoras: Quais são os desafios para as instituições internacionais em um sistema internacional em mudança? Já é possível discernir um contexto pós-hegemonia norte-americana?
 
15h15 – “A política externa brasileira no governo Lula 3.0”, Antônio Carlos Lessa (Professor Titular, IRel/UnB)
 
Perguntas orientadoras: O que é a política externa brasileira do governo Lula 3.0? Como ela se diferencia dos dois primeiros mandatos do Presidente Lula? Quais as oportunidades e desafios que se põem para o Brasil no contexto Trump 2.0?
 
15h45 – “As perspectivas de comércio, cooperação e investimentos entre Brasil e a América do Sul", Pedro Barros (Pesquisador, DINTE/IPEA)
 
Perguntas orientadoras: O incremento das relações regionais entre Brasil e seus parceiros da América do Sul constituem opção viável no cenário comercial e de investimentos pós-tarifas? O que muda com a inauguração da Rota Bioceânica em 2026?
 
16h15 – “Accountability e Sociedade Civil na Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento”, Laura Waisbich (Instituto Igarapé, Diretora Adjunta de Programas)
 
Perguntas orientadoras: Quais as características, arranjos e perspectivas da cooperação direta entre sociedades civis e entes subnacionais? Em que momento se encontra a Cooperação Sul-Sul do Brasil nessa agenda? As universidades e institutos brasileiros de pesquisa possuem papel nesse processo? Qual?
 
16h45 – “Effective 
SDG implementation and International Environmental Law”, Catherine Tinker (Distinguished Fellow, Center for UN and Global Governance Studies - School of Diplomacy and International Relations, Seton Hall University) 
 
Guiding questions: How does the US withdrawal from the Paris agreement and EPA's deregulation of carbon emissions affect the global efforts to tackle climate change? Can developing countries achieve the SDG's in an age of declining Official Development Assistance (ODA)? Is there room for Southern leadership in the Global climate and environmental agendas? Can climate justice agenda survive the new age of nationalism, coercion, and increasing defense and security expenditures?

Perguntas orientadoras
Como a saída dos EUA do Acordo de Paris e a desregulamentação das emissões de carbono pela EPA (Environmental Protection Agency) afetam os esforços globais para combater as mudanças climáticas? Os países em desenvolvimento podem alcançar os ODS em uma era de declínio da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD)? Há espaço para a liderança do Sul nas agendas climáticas e ambientais globais? A agenda de justiça climática pode sobreviver à nova era de nacionalismo, coerção e aumento dos gastos com defesa e segurança?
 
17h15 – Debate entre os integrantes da mesa
 
18h00 – Encerramento