Dados do Curso
Justificativa
O curso internacional Determinantes Ecológicos da Dinâmica das Doenças Transmitidas por Vetores – DETVETORES apresenta grande relevância técnico-científica, ao abordar, de forma teórica e prática, temas como ecoepidemiologia, ecologia da paisagem, biologia de vetores e sua relação com patógenos, entomovirologia, métodos de amostragem em campo e análise de dados, desenho experimental, métodos e armadilhas para coleta de artrópodes vetores, taxonomia de vetores, além de ferramentas para análise de dados e análises espaciais aplicadas à saúde pública.
Objetivo Geral
Compartilhar conhecimentos entre instituições, programas de pós-graduação, professores e alunos sobre os determinantes ecológicos das doenças transmitidas por vetores com relevância para a saúde pública, visando fortalecer a capacitação, a colaboração científica e a internacionalização.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Identificar os principais determinantes ecológicos, biológicos e ambientais associados às doenças de transmissão vetorial;
Aplicar os principais métodos e armadilhas para a coleta de artrópodes vetores;
Realizar a identificação taxonômica de artrópodes vetores;
Reconhecer a importância do desenho experimental para a validação de hipóteses científicas;
Aplicar métodos de análise estatística descritiva para sintetizar as informações obtidas nas atividades de campo e de laboratório;
Desenvolver a habilidade de comunicação científica entre pesquisadores e estudantes de diferentes áreas e nacionalidades.
Metodologia
Aulas teóricas expositivas;
Aulas práticas em campo e em laboratório;
Elaboração e execução de projetos científicos;
Análise e interpretação dos resultados obtidos nos projetos, sob a orientação dos docentes do curso.
Avaliação
Os discentes serão organizados em grupos para a elaboração e execução de projetos científicos, contemplando atividades de campo, práticas laboratoriais, análise e interpretação de dados, elaboração de resumo científico e apresentação dos resultados em formato de seminário
Pré-requisitos
Possuir conhecimento de língua inglesa e disponibilidade para participar das atividades do curso, incluindo práticas de campo e de laboratório.
Módulos:
1. DETERMINANTES BIOECOLÓGICOS E SOCIAIS - Sessões onde serão abordados e discutidos os principais determinantes bioecológicos, ambientais e sociais que modulam as doenças de transmissão vetorial, com foco nas principais endemias do país, incluindo arboviroses, malária, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras.
2. DELINEAMENTO DE ESTUDO, ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE DADOS - Serão apresentados métodos básicos para delineamento de estudos de campo e análise exploratória de dados. Inclui também conceitos teóricos e métodos para visualização de dados espaciais, visando estudar a distribuição das doenças e de seus artrópodes vetores.
3. ARMADILHAS E MÉTODOS DE COLETA DE ARTRÓPODES VETORES – os discentes serão apresentados as diferentes abordagens teóricas e práticas de técnicas e métodos de coleta e preservação de artrópodes vetores (formas imaturas e adultas)
4. PRÁTICAS DE CAMPO EM ÁREA ENDÊMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, como levantamento de características da paisagem, mapeamento e utilização das armadilhas e/ou métodos de coleta de artrópodes vetores.
5. PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE VETORES – o material biológico coletado nas atividades de campo será triado e identificado em laboratório, utilizando estereomicroscópios, microscópios e chaves taxonômicas para determinação das espécies de artrópodes vetores.
6. ANÁLISE DE DADOS – os discentes serão acompanhados pelos docentes quanto ao desenho experimental e às metodologias específicas para análise dos dados, adaptadas às necessidades dos diferentes projetos desenvolvidos.
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – os discentes serão divididos em grupos e deverão elaborar um resumo científico, bem como apresentar e discutir os resultados obtidos em formato de seminário.