Apresentação
O curso internacional é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, em parceria com a Universidade da Flórida – Laboratório de Entomologia Médica da Flórida (FMEL/UF) e em colaboração com diversas instituições de pesquisa e ensino, brasileiras e estrangeiras.
A programação contempla aulas teóricas expositivas e práticas de campo e de laboratório voltadas às diferentes doenças de transmissão vetorial. Ministrado em inglês, o curso tem como objetivo ampliar, aprofundar e aplicar conhecimentos sobre os principais determinantes da dinâmica espacial e temporal de doenças associadas a artrópodes vetores, abrangendo aspectos biológicos, ecológicos, sociais e ambientais.
O corpo docente é formado por professores de instituições nacionais e internacionais, promovendo a internacionalização e a colaboração entre todos os participantes. O curso é estruturado nos seguintes módulos:
1. DETERMINANTES BIOECOLÓGICOS E SOCIAIS - Sessões onde serão abordados e discutidos os principais determinantes bioecológicos, ambientais e sociais que modulam as doenças de transmissão vetorial, com foco nas principais endemias do país, incluindo arboviroses, malária, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras.
2. DELINEAMENTO DE ESTUDO, ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE DADOS - Serão apresentados métodos básicos para delineamento de estudos de campo e análise exploratória de dados. Inclui também conceitos teóricos e métodos para visualização de dados espaciais, visando estudar a distribuição das doenças e de seus artrópodes vetores.
3. ARMADILHAS E MÉTODOS DE COLETA DE ARTRÓPODES VETORES – os discentes serão apresentados as diferentes abordagens teóricas e práticas de técnicas e métodos de coleta e preservação de artrópodes vetores (formas imaturas e adultas)
4. PRÁTICAS DE CAMPO EM ÁREA ENDÊMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, como levantamento de características da paisagem, mapeamento e utilização das armadilhas e/ou métodos de coleta de artrópodes vetores.
5. PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE VETORES – o material biológico coletado nas atividades de campo será triado e identificado em laboratório, utilizando estereomicroscópios, microscópios e chaves taxonômicas para determinação das espécies de artrópodes vetores.
6. ANÁLISE DE DADOS – os discentes serão acompanhados pelos docentes quanto ao desenho experimental e às metodologias específicas para análise dos dados, adaptadas às necessidades dos diferentes projetos desenvolvidos.
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – os discentes serão divididos em grupos e deverão elaborar um resumo científico, bem como apresentar e discutir os resultados obtidos em formato de seminário.
Público-alvo: Destinado a estudantes de pós-graduação com interesse na temática do curso.
Processo Seletivo:
O processo seletivo será realizado por ordem de inscrição, até o preenchimento do número total de vagas, desde que os candidatos estejam conforme o público-alvo.
A programação contempla aulas teóricas expositivas e práticas de campo e de laboratório voltadas às diferentes doenças de transmissão vetorial. Ministrado em inglês, o curso tem como objetivo ampliar, aprofundar e aplicar conhecimentos sobre os principais determinantes da dinâmica espacial e temporal de doenças associadas a artrópodes vetores, abrangendo aspectos biológicos, ecológicos, sociais e ambientais.
O corpo docente é formado por professores de instituições nacionais e internacionais, promovendo a internacionalização e a colaboração entre todos os participantes. O curso é estruturado nos seguintes módulos:
1. DETERMINANTES BIOECOLÓGICOS E SOCIAIS - Sessões onde serão abordados e discutidos os principais determinantes bioecológicos, ambientais e sociais que modulam as doenças de transmissão vetorial, com foco nas principais endemias do país, incluindo arboviroses, malária, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras.
2. DELINEAMENTO DE ESTUDO, ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE DADOS - Serão apresentados métodos básicos para delineamento de estudos de campo e análise exploratória de dados. Inclui também conceitos teóricos e métodos para visualização de dados espaciais, visando estudar a distribuição das doenças e de seus artrópodes vetores.
3. ARMADILHAS E MÉTODOS DE COLETA DE ARTRÓPODES VETORES – os discentes serão apresentados as diferentes abordagens teóricas e práticas de técnicas e métodos de coleta e preservação de artrópodes vetores (formas imaturas e adultas)
4. PRÁTICAS DE CAMPO EM ÁREA ENDÊMICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, como levantamento de características da paisagem, mapeamento e utilização das armadilhas e/ou métodos de coleta de artrópodes vetores.
5. PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA IDENTIFICAÇÃO TAXONÔMICA DE VETORES – o material biológico coletado nas atividades de campo será triado e identificado em laboratório, utilizando estereomicroscópios, microscópios e chaves taxonômicas para determinação das espécies de artrópodes vetores.
6. ANÁLISE DE DADOS – os discentes serão acompanhados pelos docentes quanto ao desenho experimental e às metodologias específicas para análise dos dados, adaptadas às necessidades dos diferentes projetos desenvolvidos.
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – os discentes serão divididos em grupos e deverão elaborar um resumo científico, bem como apresentar e discutir os resultados obtidos em formato de seminário.
Total de Vagas: 22 vagas
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 60 horas
Detalhamento da carga horária:
O curso é no formato presencial, integral, durante um período de uma semana, com atividades teóricas, práticas de laboratório, práticas de campo, formação de grupos de trabalho, elaboração de projetos e delineamento de estudos, execução e apresentação dos resultados dos projetos, discussões científicas e avaliação da aprendizagem por meio de seminários, discussões em sala e no campo, além de resumos científicos.
Carga horária de aulas teóricas (20h), aulas práticas de campo e laboratório (30h) e análise dados e avaliação da aprendizagem (10h)
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 60 horas
Detalhamento da carga horária:
O curso é no formato presencial, integral, durante um período de uma semana, com atividades teóricas, práticas de laboratório, práticas de campo, formação de grupos de trabalho, elaboração de projetos e delineamento de estudos, execução e apresentação dos resultados dos projetos, discussões científicas e avaliação da aprendizagem por meio de seminários, discussões em sala e no campo, além de resumos científicos.
Carga horária de aulas teóricas (20h), aulas práticas de campo e laboratório (30h) e análise dados e avaliação da aprendizagem (10h)
Público-alvo: Destinado a estudantes de pós-graduação com interesse na temática do curso.
Processo Seletivo:
O processo seletivo será realizado por ordem de inscrição, até o preenchimento do número total de vagas, desde que os candidatos estejam conforme o público-alvo.
Pré-requisito:
Possuir conhecimento de língua inglesa e disponibilidade para participar das atividades do curso, incluindo práticas de campo e de laboratório.
Local de Realização do Curso:
Centro de Estudos Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Vila Dois Rios Angra dos Reis – Rio de Janeiro CEP 23960-000Possuir conhecimento de língua inglesa e disponibilidade para participar das atividades do curso, incluindo práticas de campo e de laboratório.
Local de Realização do Curso: