Organização Pedagógica

Justificativa
Como referência na área das doenças infecciosas, cabe ao INI não somente a produção, mas também a divulgação do conhecimento científico na área da infectologia. A linguagem simples é uma ferramenta essencial para uma comunicação eficaz e inclusiva, utilizável na sala de aula, para a formação e capacitação de profissionais do SUS e nos espaços de divulgação científica e de educação em saúde. Após a palestra sobre o tema, realizada no INI em abril deste ano, foi verificado o interesse, por parte de alunos e profissionais da instituição, em ter uma orientação prática sobre a conformação de material escrito produzidos por eles com a linguagem simples.

Objetivo Geral
Adequar documentos como folders, programas, regulamentos, entre outros, produzidos por profissionais e discentes do INI, à linguagem simples.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
  • Orientar a produção acadêmica e institucional produzida no INI para a incorporação da linguagem simples;
  • Reforçar as noções de inclusão e acesso na produção científica e institucional do INI;
  • Incentivar o uso da linguagem simples, por docentes e pesquisadores do INI na sua prática profissional.

Metodologia
O evento é uma oficina, de 8 horas de duração – sendo uma hora para almoço-, com a autora do Guia de Linguagem Simples do Icict/Fiocruz, que atua em diversos projetos envolvendo Linguagem Simples e Letramento em Saúde.

Avaliação
Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá:
  1. Estar inscrito no Evento - Campus Virtual
  2. Estar presento no Evento