Organização Pedagógica

Justificativa
Considerando a importância da citometria de fluxo tanto para a prática clínica quanto para a pesquisa, a oficina pretende capacitar alunos e profissionais da saúde para uso da técnica, contribuindo para o avanço das pesquisas e práticas na área. O evento buscará oferecer conceitos básicos e atualizações sobre a citometria de fluxo, bem como novas tecnologias e novos equipamentos, citometria espectral, cell sorting e células CAR-T, técnicas que ampliam as possibilidades de análise e aplicação da citometria de fluxo. Além disso, a oficina promoverá um ambiente propício à troca de experiências, discussão de projetos de pesquisa e oportunidades de networking, fortalecendo a comunidade científica entre os pesquisadores envolvidos com essa importante tecnologia.

Objetivo Geral
  1. Atualizar pesquisadores e alunos de pós-graduação nos fundamentos teóricos e nas aplicações da citometria de fluxo para servir como ferramenta em suas pesquisas.
  2. Contribuir significativamente para a capacitação de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais em relação aos princípios e aplicações da citometria de fluxo. Os participantes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos, abrangendo tópicos como imunofenotipagem, análise e interpretação de resultados na citometria convencional e espectral, marcação intracelular e células CAR-T.
     
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
A capacitação em citometria de fluxo beneficia pesquisadores de diversas áreas, oferecendo conhecimento para que possam empregar essa tecnologia no desenvolvimento de seus projetos.

Metodologia
Aula expositiva e realização de práticas em laboratório.
______________________________________________

A II Oficina de Citometria de Fluxo será desenvolvida por meio de uma abordagem teórico-prática, totalizando 20 horas presenciais. A metodologia contempla:

Aula expositiva: Apresentação teórica dos fundamentos da citometria de fluxo, avanços tecnológicos, aplicações clínicas e de pesquisa, incluindo tópicos como citometria espectral, cell sorting e uso de células CAR-T. As aulas serão ministradas por especialistas da área, com uso de recursos audiovisuais e espaço para interação com os participantes.
  • Atividades práticas: Serão ofertadas duas turmas práticas em laboratório:
  1. Turma 01: Citometria convencional e espectral
  2. Turma 02: Análise de dados com o software FlowJo

Avaliação
Será necessário 75% de presença para certificação.