Estrutura
Unidade de aprendizagem I: Introdução e contexto
Linguagem Simples
História Social do conhecimento
Carga horária: 6h
Proposta: Compreender e contextualizar o papel do profissional de informação no cenário atual e na área da saúde, com base em reflexões históricas e relatos de experiências.
Unidade de aprendizagem II: Metodologia e Projeto de Pesquisa
Estudos de revisão de literatura
Caminhos para a construção de trabalhos acadêmicos
Carga horária: 6h
Proposta: Compreender as etapas do processo de pesquisa e os eixos para a construção de um trabalho científico. Entender o conceito de Comunicação Científica. Enfatizar a importância da revisão de literatura para a fundamentação teórica do trabalho acadêmico e entender as fases e o roteiro para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Unidade de aprendizagem III: Busca bibliográfica e uso da informação
Fundamentos e estratégias de busca em fontes de informação em saúde
Bibliotecários Clínicos: relato e fontes de informação para tomada de decisão
Gestão bibliográfica para uso em pesquisa
Estudos métricos
Carga horária: 18h
Proposta: Instruir e orientar através de exemplos e atividades práticas como elaborar estratégias de busca em bases de dados e fontes de informações da área da saúde. Organizar os documentos recuperados em um programa gerenciador de referências bibliográficas. Compreender como os estudos métricos quantitativos podem avaliar a informação científica produzida em diferentes suportes.
Unidade de aprendizagem IV: Disponibilização da informação
O uso de ferramentas de inteligência artificial na pesquisa
Busca de informação na Internet
Ferramentas para divulgação científica
Acessibilidade Web
Usabilidade Web
Carga horária: 18h
Proposta: Aprender o conceito de divulgação científica e descobrir como ferramentas disponíveis na Web podem auxiliar na produção de materiais de disseminação do conhecimento. Explorar o uso das inteligências artificiais para produções científicas. Conhecer os principais sites e motores de busca especializados em localizar e listar páginas da Internet. Entender os atributos e conceitos da acessibilidade e usabilidade no ambiente Web.
Unidade de aprendizagem V: Ciência aberta
Acesso aberto e Ciência aberta
Repositórios Digitais
Os recursos educacionais abertos nas bibliotecas
Direitos autorais
Patentes: prospecção e estudos métricos
Carga horária: 15h
Proposta: Discutir sobre os conceitos de Ciência Aberta e Acesso Aberto e sua importância tanto para a democratização do acesso livre à literatura e produção científica, quanto para o desenvolvimento de uma ciência mais colaborativa. Entender também, os aspectos e noções das Leis de Direitos Autorais e documentos de Patentes.
Unidade de aprendizagem VI: Conclusão do Curso
Seminários para apresentação de trabalhos dos discentes
Avaliação de Curso
Carga horária: 9h
Proposta: Realização de um Seminário para uma breve apresentação dos trabalhos finais dos discentes, sendo um momento de compartilhamento de ideias e troca de experiências entre eles. Ao final do encontro, os alunos também serão convidados a participar da avaliação do curso, onde receberão um link para preenchimento de um formulário online no qual poderão opinar sobre o conteúdo, organização, coordenação, aspectos positivos e negativos do curso.
Linguagem Simples
História Social do conhecimento
Carga horária: 6h
Proposta: Compreender e contextualizar o papel do profissional de informação no cenário atual e na área da saúde, com base em reflexões históricas e relatos de experiências.
Unidade de aprendizagem II: Metodologia e Projeto de Pesquisa
Estudos de revisão de literatura
Caminhos para a construção de trabalhos acadêmicos
Carga horária: 6h
Proposta: Compreender as etapas do processo de pesquisa e os eixos para a construção de um trabalho científico. Entender o conceito de Comunicação Científica. Enfatizar a importância da revisão de literatura para a fundamentação teórica do trabalho acadêmico e entender as fases e o roteiro para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Unidade de aprendizagem III: Busca bibliográfica e uso da informação
Fundamentos e estratégias de busca em fontes de informação em saúde
Bibliotecários Clínicos: relato e fontes de informação para tomada de decisão
Gestão bibliográfica para uso em pesquisa
Estudos métricos
Carga horária: 18h
Proposta: Instruir e orientar através de exemplos e atividades práticas como elaborar estratégias de busca em bases de dados e fontes de informações da área da saúde. Organizar os documentos recuperados em um programa gerenciador de referências bibliográficas. Compreender como os estudos métricos quantitativos podem avaliar a informação científica produzida em diferentes suportes.
Unidade de aprendizagem IV: Disponibilização da informação
O uso de ferramentas de inteligência artificial na pesquisa
Busca de informação na Internet
Ferramentas para divulgação científica
Acessibilidade Web
Usabilidade Web
Carga horária: 18h
Proposta: Aprender o conceito de divulgação científica e descobrir como ferramentas disponíveis na Web podem auxiliar na produção de materiais de disseminação do conhecimento. Explorar o uso das inteligências artificiais para produções científicas. Conhecer os principais sites e motores de busca especializados em localizar e listar páginas da Internet. Entender os atributos e conceitos da acessibilidade e usabilidade no ambiente Web.
Unidade de aprendizagem V: Ciência aberta
Acesso aberto e Ciência aberta
Repositórios Digitais
Os recursos educacionais abertos nas bibliotecas
Direitos autorais
Patentes: prospecção e estudos métricos
Carga horária: 15h
Proposta: Discutir sobre os conceitos de Ciência Aberta e Acesso Aberto e sua importância tanto para a democratização do acesso livre à literatura e produção científica, quanto para o desenvolvimento de uma ciência mais colaborativa. Entender também, os aspectos e noções das Leis de Direitos Autorais e documentos de Patentes.
Unidade de aprendizagem VI: Conclusão do Curso
Seminários para apresentação de trabalhos dos discentes
Avaliação de Curso
Carga horária: 9h
Proposta: Realização de um Seminário para uma breve apresentação dos trabalhos finais dos discentes, sendo um momento de compartilhamento de ideias e troca de experiências entre eles. Ao final do encontro, os alunos também serão convidados a participar da avaliação do curso, onde receberão um link para preenchimento de um formulário online no qual poderão opinar sobre o conteúdo, organização, coordenação, aspectos positivos e negativos do curso.