Informações do Curso

CURSO: Biodiversidade dos Vetores de Trypanosoma cruzi e seu Papel na Doença de Chagas

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação das áreas da Saúde e Biológicas.

MODALIDADE: Remoto.

OBJETIVOS DO CURSO:
Apresentar aos alunos de graduação os aspectos gerais da biodiversidade dos vetores de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Aprimorar os conhecimentos sobre os vetores, conhecer a sua biodiversidade e sistemática e entender a biologia, ecologia, distribuição geográfica e importância epidemiológica, bem como seu papel no ciclo de transmissão de T. cruzi.

EMENTA:
Fornecer aos alunos embasamento teórico e prático sobre a taxonomia, morfologia, biologia, ecologia, importância médica bem como sobre o controle dos triatomíneos e a interação parasito-hospedeiro.

PERÍODO: 21 a 28/07/2025 (Manhã).

CARGA HORÁRIA: 20 horas.

PRÉ-REQUISITO: Ser estudante de graduação regularmente matriculado nas áreas da Saúde ou Biológicas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A carta de interesse anônima, conforme o item 3.4.2, deverá informar o curso de graduação e o período atualmente cursado. Será avaliada com base na clareza, objetividade e relevância do interesse demonstrado, indicando como a participação no curso poderá contribuir para os objetivos acadêmicos ou profissionais do candidato.

NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas.

AVALIAÇÃO: Participação nas aulas, frequência e apresentação de seminário. Para os temas dos seminários, serão selecionados cinco artigos científicos. Cada grupo apresentará um tema (artigo). Os grupos serão formados por quatro discentes, sendo um aluno sorteado para ministrar o tema proposto na data da apresentação. A avaliação individual consistirá em um questionário referente aos temas apresentados nos grupos.