Dados Pedagógicos

Justificativa  
A crescente demanda por cursos práticos de microscopia eletrônica evidencia a necessidade de capacitação técnica na área, com um grande interesse de técnicos e estudantes pelos fundamentos e processos básicos da técnica, o que reforça a importância da oferta deste curso. Atualmente, já existe uma disciplina sobre o tema nos programas de pós-graduação, porém, há uma procura significativa por parte de profissionais externos à Fiocruz.

Objetivo Geral  
Capacitar profissionais da área biológica que já atuam ou estão envolvidos em centros, ou projetos que utilizam a microscopia eletrônica, fornecendo treinamento técnico no processamento de amostras biológicas, desde a fixação até o pós-processamento.  

Objetivos Educacionais e de Aprendizagem  
Desenvolver habilidades técnico-científicas no processamento de amostras biológicas para microscopia eletrônica.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes modelos biológicos.  

Metodologia  
O curso será composto por aulas teóricas e práticas.  
  • Aulas teóricas: Serão abordados conceitos fundamentais de microscopia eletrônica e o raciocínio por trás do processamento de amostras. Além disso, serão apresentadas aulas específicas para cada etapa da prática, contemplando também tópicos relevantes, como citoquímica e pós-processamento.  
  • Aulas práticas: Os participantes terão contato direto com amostras reais, aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. As atividades incluem o processamento das amostras em laboratório e a observação direta nos equipamentos.  

Avaliação  
A avaliação será realizada por meio da apresentação, em grupo, de um seminário final, no qual os participantes deverão expor os resultados obtidos ao longo das aulas práticas.  

Pré-requisitos  
Para participar do curso, é necessário ter formação superior e estar atuando ou envolvido em projetos relacionados à microscopia eletrônica.