Dados Pedagógicos

Justificativa
Considerando a expansão relâmpago da virose Oropouche no Brasil e na América Central e a procura de um maior conhecimento dos maruins vetores dessa arbovirose, achamos de importância a realização de um Curso que forneça esclarecimentos sobre métodos de coleta, transporte, guarda e identificação das principais espécies de maruins obtidas nos monitoramentos entomológicos, em especial da espécie vetora da Virose Oropouche, Culicoides paraensis.

Objetivo Geral
O objetivo do curso é de capacitar os interessados no reconhecimento das espécies de importância sanitária, métodos de coleta, transporte e mecanismos de controle das mesmas.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Espera-se com o curso que os interessados sejam capazes de coletar, transportar e proceder à identificação das principais espécies vetoras de Culicoides, bem como agir quando da infestação de maruins.

Metodologia
O Curso será ofertado mediante aulas síncronas a distância.

Avaliação
Para certificação o aluno deverá assistir no mínimo 2 das 3 aulas.

Estrutura
O Curso será fornecido em três módulos:
Módulo 1: Aspectos gerais da família Ceratopogonidae, bionomia, coleta e transporte de Culicoides – 4 horas, das 13:00 às 17:00 horas
Módulo 2: Identificação de Culicoides – 4 horas, das 13:00 às 17:00 horas
Módulo 3: Importância sanitária e controle das principais espécies vetoras de enfermidades ao homem e outros animais – 4 horas, das 13:00 às 17:00 horas