Dados Pedagógicos

Justificativa
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro lançou, em março de 2023, o programa Guardiãs das Matas, visando empoderar lideranças femininas comunitárias para mapear, acompanhar, fiscalizar e encaminhar demandas dos territórios referentes às áreas verdes. O propósito deste Programa é tornar as Guardiãs referências locais de práxis em preservação e empoderamento local para o desenvolvimento sustentável, assim, foi firmado um convênio entre o IOC-FIOCRUZ, a SMAC e a FIOTEC, no qual cabe ao LAPSA/IOC-FIOCRUZ a responsabilidade deste curso, que contempla mais de oito objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, dos quais enfatizamos quatro deles:

ODS 3 – Saúde e bem estar, assegurando uma vida saudável e sustentável para todos, principalmente em áreas vulneráveis;
ODS 4 – Promover uma educação inclusiva, de qualidade com oportunidade para todos em todas as faixas etárias;
ODS 5 – Igualdade de gênero: empoderar mulheres líderes e arrimo de famílias em comunidades periféricas com conhecimento e habilidades para planejar e executar ações de políticas públicas na comunidade onde vivem, gerando renda e sustento, e
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: transformar os territórios periféricos seguros, resilientes e sustentáveis, promovendo ações de mitigação dos desastres naturais, preservando a biodiversidade e protegendo as populações locais.

Cabe destacar que, durante o curso, serão fornecidos conhecimento teórico-prático que contribuirão para a efetividade das atividades a serem desempenhadas pelas Guardiãs das Matas em seus respectivos territórios.

Objetivo Geral
Promover a qualificação das agentes ambientais do programa denominado Guardiãs das Matas do município do Rio de Janeiro sobre ambiente, áreas de vegetação natural e/ou recuperadas, saúde e clima, com o propósito da implementação de uma práxis pautada na preservação da biodiversidade e do ecossistema da Mata Atlântica, com ações de Educação Ambiental Crítica, baseada na Ecologia política, Decolonialidades, Justiça Ambiental e Racismo Ambiental em diferentes territórios do município.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
- Desenvolver competências e habilidades nas agentes, denominadas Guardiãs das Matas, sobre ambiente, sustentabilidade e saúde única, considerando a emergência climática e no contexto de Educação Ambiental Crítica (EAC), Justiça Ambiental, Racismo Ambiental, Ecofeminismo e Ecologia Política;
- Fomentar atividades dialógicas para construção e reconstrução de saberes, tendo como base as metodologias ativas de ensino;
- Analisar e discutir as habilidades necessárias para o desenvolvimento de atividades de EAC nos territórios.
- Desenvolver e construir materiais educativos em conjunto com as Guardiãs para serem utilizados em suas ações, levando em conta as necessidades e características de seus territórios;
- Avaliar e discutir o processo formativo por meio de diferentes recursos, incluindo estratégias lúdicas e autoavaliação.

Metodologia
O Curso será baseado no ensino híbrido, com atividades presenciais e atividades assíncronas, disponibilizadas nas aulas que as antecedem e nos grupos de WhatsApp. As diferentes atividades e os materiais educativos (artigos, capítulos de livros ou slides) estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do campus virtual da FIOCRUZ.

Partindo do pressuposto que o estudante (Guardiãs das Matas) é o protagonista central de uma proposta de ensino, corresponsável pelo seu percurso formativo, e o professor (Equipe LAPSA) apresenta-se como um facilitador do processo de aprendizagem, o curso foi estruturado seguindo os pressupostos de Paulo Freire e, assim, optou por utilizar metodologias ativas de ensino e a ludicidade como o eixo central de suas estratégias didático-pedagógicas.

O Curso contará com as seguintes estratégias de aprendizagem: aulas dialógicas, aula de campo, atividades lúdicas, oficinas, atividades artísticas, autoavaliação (Dinâmica do Caminho e narrativas), sala de aula invertida, dentre outras.

O mesmo será ofertado a duas turmas (uma pela manhã e outra à tarde) com duas aulas semanais de 3h30min cada, totalizando 72 horas, sendo 59h30min síncronas e 11h30min assíncronas
Avaliação
Como processo avaliativo, serão realizadas atividades individuais e em grupos ao longo do curso, além de uma atividade de planejamento e elaboração de materiais educativos e/ou informativos e pedagógicos voltados para os territórios, de um plano de ação para as comunidades e de atividades de autoavaliação.

Pré-requisitos
Nível Fundamental

Pré-requisito (outros/detalhamento)
Ter acesso à Internet.

Estrutura
O curso trabalhará os temas e conceitos:
- Percepções e concepções de ambiente.

- Questões socioambientais locais e globais: degradação ambiental, desmatamento, queimadas, poluição e contaminação dos mananciais de água e do solo, disponibilidade de água potável, descarte de resíduos, saneamento ambiental, mudanças climáticas e consequências.

- Justiça Ambiental: vulnerabilidade socioambiental, vulnerabilidade alimentar, Racismo ambiental e Decolonialidade.

- Empoderamento feminino.

- Sustentabilidade socioambiental.

- Adaptação e mitigação dos problemas ambientais: saneamento ecológico, disponibilidade e qualidade da água, pegada ecológica, os 8 R’s da sustentabilidade, agroecologia e permacultura, segurança alimentar, sabedoria ancestral.

- Educação ambiental: conceitos, características e ações práticas. Estratégias didático-pedagógicas para implementação da EAC no território.