Apresentação
O Curso será baseado no ensino híbrido, com atividades presenciais e atividades assíncronas, disponibilizadas nas aulas que as antecedem e em grupos de WhatsApp (um para a turma da manhã e outro para turma da tarde). As diferentes atividades e os materiais educativos (textos, atividades, vídeos) estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do campus virtual da FIOCRUZ.
O curso foi estruturado seguindo os pressupostos de Paulo Freire e, assim, optou por utilizar metodologias ativas de ensino e a ludicidade como o eixo central de suas estratégias didático-pedagógicas, contando com as seguintes estratégias e recursos de aprendizagem: aulas dialógicas, aula de campo, atividades lúdicas, oficinas, atividades artísticas, autoavaliação, sala de aula invertida, dentre outras.
Abrangendo: Percepções e concepções de ambiente. Questões socioambientais locais e globais: degradação ambiental, desmatamento, queimadas, poluição e contaminação dos mananciais de água e do solo, disponibilidade de água potável, descarte de resíduos, saneamento ambiental, mudanças climáticas e consequências. Justiça Ambiental: vulnerabilidade socioambiental, vulnerabilidade alimentar, Racismo ambiental e Decolonialidade. Empoderamento feminino. Sustentabilidade socioambiental. Adaptação e mitigação dos problemas ambientais: saneamento ecológico, disponibilidade e qualidade da água, pegada ecológica, os 8 R’s da sustentabilidade, agroecologia e permacultura, segurança alimentar, sabedoria ancestral. Educação ambiental: conceitos, características e ações práticas. Estratégias didático-pedagógicas para implementação da EAC no território.
Modalidade: Semipresencial
Formato de Oferta: Com tutoria
Carga horária presencial: 60 horas
Carga horária à distância: 12 horas
Tipo de público: Externo
Público Alvo: Lideranças femininas comunitárias participantes do Projeto Guardiãs das Matas da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima do Município do Rio de Janeiro (SMAC).
Local de Realização do Curso: Auditórios do Instituto Oswaldo Cruz.
O curso foi estruturado seguindo os pressupostos de Paulo Freire e, assim, optou por utilizar metodologias ativas de ensino e a ludicidade como o eixo central de suas estratégias didático-pedagógicas, contando com as seguintes estratégias e recursos de aprendizagem: aulas dialógicas, aula de campo, atividades lúdicas, oficinas, atividades artísticas, autoavaliação, sala de aula invertida, dentre outras.
Abrangendo: Percepções e concepções de ambiente. Questões socioambientais locais e globais: degradação ambiental, desmatamento, queimadas, poluição e contaminação dos mananciais de água e do solo, disponibilidade de água potável, descarte de resíduos, saneamento ambiental, mudanças climáticas e consequências. Justiça Ambiental: vulnerabilidade socioambiental, vulnerabilidade alimentar, Racismo ambiental e Decolonialidade. Empoderamento feminino. Sustentabilidade socioambiental. Adaptação e mitigação dos problemas ambientais: saneamento ecológico, disponibilidade e qualidade da água, pegada ecológica, os 8 R’s da sustentabilidade, agroecologia e permacultura, segurança alimentar, sabedoria ancestral. Educação ambiental: conceitos, características e ações práticas. Estratégias didático-pedagógicas para implementação da EAC no território.
Modalidade: Semipresencial
Formato de Oferta: Com tutoria
Carga horária presencial: 60 horas
Carga horária à distância: 12 horas
Tipo de público: Externo
Público Alvo: Lideranças femininas comunitárias participantes do Projeto Guardiãs das Matas da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima do Município do Rio de Janeiro (SMAC).
Local de Realização do Curso: Auditórios do Instituto Oswaldo Cruz.