Informações do Curso

CURSO: 
Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade.

PÚBLICO-ALVO:
Graduandos em Pedagogia e licenciaturas interessados em abordagens interdisciplinares.

OBJETIVOS DO CURSO:
Sensibilizar profissionais da educação para desenvolver e aplicar práticas pedagógicas inclusivas que promovam a saúde e o bem-estar de todos os estudantes, respeitando as diversidades sociais, culturais, físicas e cognitivas.

EMENTA:
Este curso explora abordagens interdisciplinares que integram inclusão, saúde e práticas pedagógicas no contexto dos transtornos do neurodesenvolvimento. Serão discutidos conceitos fundamentais sobre educação inclusiva, saúde, diversidade e acessibilidade na educação, competências socioemocionais, transtornos específicos de aprendizagem; enfatizando suas implicações cognitivas, emocionais e sociais no desenvolvimento da criança. O curso visa fortalecer a compreensão sobre a importância da equidade e acessibilidade no ambiente escolar, abordando estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, independentemente de suas condições e necessidades específicas. Serão exploradas metodologias de ensino adaptadas, o uso de tecnologias assistivas, além de práticas colaborativas entre educadores, profissionais de saúde e famílias, com o objetivo de assegurar o que a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, garantem: o direito ao ensino de qualidade para todos.
 
Conteúdo Programático:
AULA 1: Prof.ª. Roberta Pires Corrêa (Pós-Doc)
Tema: Educação Inclusiva: Perspectivas e Desafios
  • Conceitos básicos de educação inclusiva;
  • História da Educação Inclusiva no Brasil e no cenário Internacional;
  • Lei Brasileira de Inclusão e outras leis e normativas legais;
  • Diversidade e inclusão na perspectiva da teoria histórico-cultural;
  1. Avaliação: Estudo dirigido.
AULA 2: Prof.ª. Ana Paula Torquato (Mestranda)
Tema: Saúde, Educação e Diversidade
  • Aspectos Conceituais: Saúde, Diversidade e Educação
  • Atividade 1: Criando uma nuvem de palavras com o grupo
  • As relações entre Saúde, Diversidade e Educação:
  • O impacto da saúde na aprendizagem e no desenvolvimento
  • A importância da diversidade para a construção de um ambiente educacional
Inclusivo
  • Atividade 2: Mini Enquete – Construção de um poema em colaboração
  • Celebrando as Aprendizagens:
  • Atividade 3: Respondendo a pesquisa (Google Forms) com a divulgação dos resultados.
  1. Avaliação: Estudo dirigido e as atividades propostas.
AULA 3: Prof. Luã Teixeira Guapyassú Câmara (Doutorando)
Tema: Transtornos Específicos de Aprendizagem: Teoria e Práticas Inclusivas
  • Definição e os Fatores Envolvidos na Aprendizagem;
  • Dificuldades de Aprendizagem x Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp);
  • Conceitos, Tipos e Característica: Dislexia, Disortografia e Discalculia;
  • Sinais de Risco para os TEAp e o Impacto no Processo de Aprendizagem e na Saúde Mental;
  • Estratégias Pedagógicas Inclusivas, Recursos Educacionais e Tecnologias Assistivas para Auxiliar no Processo de Aprendizagem de Crianças com TEAp;
  • A Importância da Comunicação Interdisciplinar e do Papel da Família;
  1. Atividade: Dinâmica do Monstro / Estudo dirigido.
Aula 4: Prof.ª. Gianni Isidoro Nascimento Santiago
Tema: As Competências Socioemocionais em Atenção ao Processo de Inclusão: reflexões para a prática docente
  • Definições, parâmetros e principais abordagens na aprendizagem de competências socioemocionais para desenvolvimento humano integral e inclusivo;
  • Atividade 1: Desenho: Eu como uma fruta – Qualidades e Defeitos;
  • Reflexões de macroambiente, cultura e tecnologia digital nas relações para saúde e bem-estar escolar;
  • Atividade 2: Desenho do Boneco: Anseios e Desejos;
  • Proposições neurocientíficas nas estratégias de potencialização de competências socioemocionais;
  • O processo contínuo da inclusão socioeducacional na promoção da saúde e na potencialização das competências;
  1. Atividade 3: História do Barco: A segurança nas mudanças / Estudo dirigido.

PERÍODO:
27/01/2025 à 31/01/2025 (Manhã)

CARGA HORÁRIA:
20 horas.

PRÉ-REQUISITO: 
Alunos de graduação em Pedagogia ou demais licenciaturas.

NÚMERO DE VAGAS: 
30

AVALIAÇÃO:
Estudo dirigido e atividades propostas em cada aula.

SELEÇÃO:
A seleção contará com a análise da carta de interesse/justificativa.

Na carta de interesse/justificativa deve conter:
- Incluir a graduação em curso (Informação da universidade é opcional).

Não deve conter:
- Identificação e informações pessoais (manter o anonimato);
- Estágio ou Laboratório/grupo de pesquisa que faz parte (manter o anonimato);
- Informações sobre orientadores e/ou tutores (manter o anonimato).

Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso. 

CONTATO:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br