Informações do Curso
CURSO:
Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade.
PÚBLICO-ALVO:
Graduandos em Pedagogia e licenciaturas interessados em abordagens interdisciplinares.
OBJETIVOS DO CURSO:
Sensibilizar profissionais da educação para desenvolver e aplicar práticas pedagógicas inclusivas que promovam a saúde e o bem-estar de todos os estudantes, respeitando as diversidades sociais, culturais, físicas e cognitivas.
EMENTA:
Este curso explora abordagens interdisciplinares que integram inclusão, saúde e práticas pedagógicas no contexto dos transtornos do neurodesenvolvimento. Serão discutidos conceitos fundamentais sobre educação inclusiva, saúde, diversidade e acessibilidade na educação, competências socioemocionais, transtornos específicos de aprendizagem; enfatizando suas implicações cognitivas, emocionais e sociais no desenvolvimento da criança. O curso visa fortalecer a compreensão sobre a importância da equidade e acessibilidade no ambiente escolar, abordando estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, independentemente de suas condições e necessidades específicas. Serão exploradas metodologias de ensino adaptadas, o uso de tecnologias assistivas, além de práticas colaborativas entre educadores, profissionais de saúde e famílias, com o objetivo de assegurar o que a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, garantem: o direito ao ensino de qualidade para todos.
PERÍODO:
27/01/2025 à 31/01/2025 (Manhã)
CARGA HORÁRIA:
20 horas.
PRÉ-REQUISITO:
Alunos de graduação em Pedagogia ou demais licenciaturas.
NÚMERO DE VAGAS:
30
AVALIAÇÃO:
Estudo dirigido e atividades propostas em cada aula.
SELEÇÃO:
A seleção contará com a análise da carta de interesse/justificativa.
Na carta de interesse/justificativa deve conter:
- Incluir a graduação em curso (Informação da universidade é opcional).
Não deve conter:
- Identificação e informações pessoais (manter o anonimato);
- Estágio ou Laboratório/grupo de pesquisa que faz parte (manter o anonimato);
- Informações sobre orientadores e/ou tutores (manter o anonimato).
Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso.
CONTATO:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br
Inclusão, Saúde e Práticas de Ensino: Educação para a Diversidade.
PÚBLICO-ALVO:
Graduandos em Pedagogia e licenciaturas interessados em abordagens interdisciplinares.
OBJETIVOS DO CURSO:
Sensibilizar profissionais da educação para desenvolver e aplicar práticas pedagógicas inclusivas que promovam a saúde e o bem-estar de todos os estudantes, respeitando as diversidades sociais, culturais, físicas e cognitivas.
EMENTA:
Este curso explora abordagens interdisciplinares que integram inclusão, saúde e práticas pedagógicas no contexto dos transtornos do neurodesenvolvimento. Serão discutidos conceitos fundamentais sobre educação inclusiva, saúde, diversidade e acessibilidade na educação, competências socioemocionais, transtornos específicos de aprendizagem; enfatizando suas implicações cognitivas, emocionais e sociais no desenvolvimento da criança. O curso visa fortalecer a compreensão sobre a importância da equidade e acessibilidade no ambiente escolar, abordando estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, independentemente de suas condições e necessidades específicas. Serão exploradas metodologias de ensino adaptadas, o uso de tecnologias assistivas, além de práticas colaborativas entre educadores, profissionais de saúde e famílias, com o objetivo de assegurar o que a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, garantem: o direito ao ensino de qualidade para todos.
Conteúdo Programático: |
AULA 1: Prof.ª. Roberta Pires Corrêa (Pós-Doc) Tema: Educação Inclusiva: Perspectivas e Desafios |
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AULA 2: Prof.ª. Ana Paula Torquato (Mestranda) Tema: Saúde, Educação e Diversidade |
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AULA 3: Prof. Luã Teixeira Guapyassú Câmara (Doutorando) Tema: Transtornos Específicos de Aprendizagem: Teoria e Práticas Inclusivas |
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Aula 4: Prof.ª. Gianni Isidoro Nascimento Santiago Tema: As Competências Socioemocionais em Atenção ao Processo de Inclusão: reflexões para a prática docente |
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PERÍODO:
27/01/2025 à 31/01/2025 (Manhã)
CARGA HORÁRIA:
20 horas.
PRÉ-REQUISITO:
Alunos de graduação em Pedagogia ou demais licenciaturas.
NÚMERO DE VAGAS:
30
AVALIAÇÃO:
Estudo dirigido e atividades propostas em cada aula.
SELEÇÃO:
A seleção contará com a análise da carta de interesse/justificativa.
Na carta de interesse/justificativa deve conter:
- Incluir a graduação em curso (Informação da universidade é opcional).
Não deve conter:
- Identificação e informações pessoais (manter o anonimato);
- Estágio ou Laboratório/grupo de pesquisa que faz parte (manter o anonimato);
- Informações sobre orientadores e/ou tutores (manter o anonimato).
Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso.
CONTATO:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br