Informações do Curso

CURSO: 
Do fenótipo ao gene: como investigar uma etiologia genética?

PÚBLICO-ALVO:

Graduandos das áreas de Ciências Biológicas e Biomedicina interessados na área de Genética Molecular Humana.

OBJETIVOS DO CURSO:
Proporcionar o aprimoramento do conhecimento teórico-prático em genética e biologia molecular através do contato com diferentes técnicas laboratoriais e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Laboratório de Genética Humana (IOC/FIOCRUZ), contribuindo para a formação profissional.

EMENTA:
O conteúdo do curso abrange uma revisão dos conceitos de genética básica, abordando a gênese das mutações, sua nomenclatura, os diferentes tipos de herança genética e como fatores de confusão podem influenciar na determinação da doença e, consequentemente, de sua etiologia, seja ela poligênica ou monogênica, no contexto de casos clínicos. Serão discutidos diversos exemplos de doenças que ilustram cada tipo de etiologia, em aulas estruturadas que focam tanto em doenças monogênicas quanto em doenças complexas, explorando também o papel dos mecanismos epigenéticos no desenvolvimento das patologias.

Posteriormente, os alunos terão aulas sobre as principais técnicas de biologia molecular, analisando como o avanço dessas técnicas possibilitou seu uso no diagnóstico de doenças. Em seguida, aprenderão sobre diferentes tecnologias de sequenciamento e suas aplicações, sendo orientados a escolher a melhor abordagem conforme a evolução do diagnóstico do paciente, além de compreender como analisar os resultados gerados pela metodologia de Sanger.

As aulas práticas complementam os conceitos teóricos, com o objetivo de exemplificar a rotina a ser seguida após a triagem de um potencial caso de doença genética. Os alunos realizaram a extração de DNA a partir de sua própria saliva, aprenderão a montar heredogramas para elucidar a segregação de doenças e entenderão como correlacionar o genótipo de um paciente com seu fenótipo. Além disso, terão contato com a técnica de PCR convencional, a visualização dos resultados por meio de eletroforese e a interpretação de dados de sequenciamento de Sanger, previamente obtidos por diferentes grupos do Laboratório de Genética Humana.

PERÍODO:
27/01/2025 à 31/01/2025 (Manhã e Tarde).

CARGA HORÁRIA:
40 horas

PRÉ-REQUISITO: 
Alunos de 4º período ou acima de graduações nas áreas de Ciências Biológicas e Biomedicina e que já tenham cursado as disciplinas de biologia celular e genética

NÚMERO DE VAGAS: 
20

AVALIAÇÃO:
No último dia de curso, discentes em grupos apresentarão em formato de Powerpoint suas respostas às questões presentes no caso clínico que foi entregue no primeiro dia de aula. 

SELEÇÃO:
A seleção contará com a análise da carta de interesse/justificativa.

Na carta de interesse/justificativa deve conter:
- Curso de graduação e período;
- Motivações para participar do curso;
- Relato sobre experiência prévia em práticas laboratoriais.

Não deve conter:
- Identificação e informações pessoais (manter o anonimato);
- Estágio ou Laboratório/grupo de pesquisa que faz parte (manter o anonimato);
- Informações sobre orientadores e/ou tutores (manter o anonimato).

Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso. 

CONTATO:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br