Organização

O evento será organizado ao redor de duas propostas didático-pedagógicas, a saber, uma exposição dialogada e uma oficina de trabalho, de forma a promover a interação entre os participantes e o compartilhamento de conhecimentos e experiências. A 1ª atividade será uma exposição dialogada aberta com o Prof. J. Bradley Cousins para apresentação e discussão da temática sobre “Abordagens colaborativas e participativas no campo da avaliação”, com duração de um turno (4 horas). Nesta atividade o referido professor terá a oportunidade de apresentar a história deste tipo de abordagem, incluindo sua natureza, seus antecedentes e suas possíveis consequências. Além do mais, abordará o desenvolvimento e a construção de um marco conceitual de abordagens colaborativas/participativas em avaliação.

A 2ª atividade será organizada nos moldes de oficina de trabalho, onde serão apresentados e discutidos os projetos selecionados de alunos e docentes do PPG-SP envolvendo diversos modelos e abordagens avaliativas, visando problematizar a inclusão dos atores e seus diferentes níveis de participação, as expectativas e limites deste tipo de abordagem, e as evidencias de sucesso e possíveis dificuldades para a utilização dos achados da avaliação quando da incorporação dos diferentes atores. Esta atividade terá duração de 16 horas (dois dias).

De forma a contabilizar os dois créditos para os alunos do PPG-SP/ENSP, as 10 horas restantes serão utilizadas para realização de estudo dirigido a partir de bibliografia indicada previamente pela coordenação do curso e pelo Prof. J. Bradley Cousins.

Fonte de Financiamento: PROEX/CAPES - Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz

Público alvo: Preferencialmente, alunos de programas de pós-graduação em saúde pública, além de professores, pesquisadores e gestores envolvidos com o campo da avaliação em saúde. 

OBS: Os alunos inscritos na Disciplina de verão "Avaliação: métodos, modelos e práticas" estão automaticamente inscritos no curso. 

Critérios para Seleção: Terão prioridade os candidatos com conhecimento  e experiência no campo da avaliação em saúde, principalmente alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em saúde pública, tutores curso de especialização Avaliação em Saúde, modalidade EAD, docentes de disciplinas vinculadas à avaliação.