Dados Pedagógicos
Justificativa
Na tentativa de engajar a população em ações para a saúde no país, campanhas de comunicação em massa de forma verticalizada, muitas vezes sem aderência com a cultura regional ou territorial, não promovem efeitos significativos e, tampouco, engajamento das populações mais vulnerabilizada (BRICEÑO-LEON, 1996). O protagonismo da população com seu saber deixa de ser devidamente considerado, os quais variam de acordo com o ambiente característico de cada território e habitações e cujas ações de informação, educação e comunicação (IEC) baseadas em meras campanhas têm fracassado no Brasil (GARZONI et al., 2018; ARAÚJO-JORGE et al., 2021). Por essa razão, essas campanhas não costumam produzir mudanças significativas em meio à população e sua localidade, pois carecem de envolver o cidadão e sua rotina diária, suas necessidades (individual ou comunitária), sua cultura e a diversidade do meio em que vive (CASTRO et al., 2016). Enfim, é indispensável que o cidadão participe da organização e gestão do seu ambiente de vida cotidiano, considerando seu contexto local como uma ferramenta de educação ambiental e despertando o sentimento de visão crítica e da responsabilidade social, vitais para a formação de cidadania (LAYRARGUES, 2012).
Essa crítica geral às estratégias verticais de informação pública demanda pelo desenvolvimento de metodologias educacionais embasadas em novos paradigmas de comunicação, ensino e ação, com a finalidade de fortalecer os indivíduos para a resolução de problemas que impactam a saúde de suas comunidades, em uma perspectiva emancipatória. Nesse contexto, a elaboração de estratégias que incluam a participação comunitária e considerem a realidade e especificidades dos territórios, devem ser consideradas.
Objetivo Geral
Formatar um curso de extensão que por meio da criação de soluções digitais, envolvem jovens de territórios socioambientalmente vulnerabilizados, a fim de idealizarem estratégias que propiciem um melhor bem-estar de sua comunidade. Os jovens serão os protagonistas de um processo de pesquisa, debate e criação de soluções digitais que abordem a perspectiva ampliada de saúde de acordo com seu território.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
1. Formatar o Curso de Extensão Prodígias em um espaço de ensino-aprendizagem de educação-não-formal;
2. Criar um ambiente de trabalho em equipes;
3. Fazer uso de atividades que demandem o uso de ferramentas digitais;
4. Fazer um levantamento de dados de soluções digitais já existentes no Complexo da Maré;
5. Criar soluções digitais;
6. Fazer uma apresentação executiva sobre a solução digital criada por sua equipe;
Metodologia
A partir da conexão com uma rede de ONGs da comunidade, requisitaremos que as instituições divulguem o Curso entre os jovens para atenderem à convocação de entrevistas, a fim de selecionar 18 jovens para a turma da manhã e 18 para a tarde. Formadas as turmas, os jovens, para se apropriarem do tema, serão convidados a participar de rodas de conversa sobre as questões a partir da perspectiva ampliada de saúde, desde a definição pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” e ressignificada com a Alma Ata (1978), Carta de Ottawa (1986) e conferência de Helsinke (2013) com o avanço da abordagem de políticas saudáveis para a saúde em todas as políticas.
Além da abordagem voltada para promoção da saúde, entraremos em contato com o universo da comunicação digital e o potencial de suas ferramentas. Decorrente desse processo, serão criados soluções digitais em saúde para o território a serem apresentados, no fim do Curso, ao público de familiares, amigos e uma banca de especialistas. Cada grupo demandará em fazer uma apresentação executiva de 10 min para uma banca de especialistas, que, por sua vez, que avaliarão as equipes considerando parâmetros como criatividade, impacto no universo digital e qualidade do conteúdo.
Avaliação
As soluções digitais serão apresentadas pelas equipes, no fim do curso, para uma banca de especialistas, a fim de selecionar os melhores produtos.
Pré-requisitos
Espera-se que os candidatos possuam comunicabilidade, experiências com voluntariado, habilidades criativas (escrever, cantar, representar, desenhar, dançar), habilidade esportivas, interesse em criar ferramentas tecnológicas
Estrutura
O curso se constituiu de 4 meses de aulas com 3 encontros semanais (terças, quartas e quintas) possuindo 3h de duração cada. Serão ofertadas duas turmas, uma pelo turno da manhã e outra pelo turno da tarde.
Na tentativa de engajar a população em ações para a saúde no país, campanhas de comunicação em massa de forma verticalizada, muitas vezes sem aderência com a cultura regional ou territorial, não promovem efeitos significativos e, tampouco, engajamento das populações mais vulnerabilizada (BRICEÑO-LEON, 1996). O protagonismo da população com seu saber deixa de ser devidamente considerado, os quais variam de acordo com o ambiente característico de cada território e habitações e cujas ações de informação, educação e comunicação (IEC) baseadas em meras campanhas têm fracassado no Brasil (GARZONI et al., 2018; ARAÚJO-JORGE et al., 2021). Por essa razão, essas campanhas não costumam produzir mudanças significativas em meio à população e sua localidade, pois carecem de envolver o cidadão e sua rotina diária, suas necessidades (individual ou comunitária), sua cultura e a diversidade do meio em que vive (CASTRO et al., 2016). Enfim, é indispensável que o cidadão participe da organização e gestão do seu ambiente de vida cotidiano, considerando seu contexto local como uma ferramenta de educação ambiental e despertando o sentimento de visão crítica e da responsabilidade social, vitais para a formação de cidadania (LAYRARGUES, 2012).
Essa crítica geral às estratégias verticais de informação pública demanda pelo desenvolvimento de metodologias educacionais embasadas em novos paradigmas de comunicação, ensino e ação, com a finalidade de fortalecer os indivíduos para a resolução de problemas que impactam a saúde de suas comunidades, em uma perspectiva emancipatória. Nesse contexto, a elaboração de estratégias que incluam a participação comunitária e considerem a realidade e especificidades dos territórios, devem ser consideradas.
Objetivo Geral
Formatar um curso de extensão que por meio da criação de soluções digitais, envolvem jovens de territórios socioambientalmente vulnerabilizados, a fim de idealizarem estratégias que propiciem um melhor bem-estar de sua comunidade. Os jovens serão os protagonistas de um processo de pesquisa, debate e criação de soluções digitais que abordem a perspectiva ampliada de saúde de acordo com seu território.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
1. Formatar o Curso de Extensão Prodígias em um espaço de ensino-aprendizagem de educação-não-formal;
2. Criar um ambiente de trabalho em equipes;
3. Fazer uso de atividades que demandem o uso de ferramentas digitais;
4. Fazer um levantamento de dados de soluções digitais já existentes no Complexo da Maré;
5. Criar soluções digitais;
6. Fazer uma apresentação executiva sobre a solução digital criada por sua equipe;
Metodologia
A partir da conexão com uma rede de ONGs da comunidade, requisitaremos que as instituições divulguem o Curso entre os jovens para atenderem à convocação de entrevistas, a fim de selecionar 18 jovens para a turma da manhã e 18 para a tarde. Formadas as turmas, os jovens, para se apropriarem do tema, serão convidados a participar de rodas de conversa sobre as questões a partir da perspectiva ampliada de saúde, desde a definição pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” e ressignificada com a Alma Ata (1978), Carta de Ottawa (1986) e conferência de Helsinke (2013) com o avanço da abordagem de políticas saudáveis para a saúde em todas as políticas.
Além da abordagem voltada para promoção da saúde, entraremos em contato com o universo da comunicação digital e o potencial de suas ferramentas. Decorrente desse processo, serão criados soluções digitais em saúde para o território a serem apresentados, no fim do Curso, ao público de familiares, amigos e uma banca de especialistas. Cada grupo demandará em fazer uma apresentação executiva de 10 min para uma banca de especialistas, que, por sua vez, que avaliarão as equipes considerando parâmetros como criatividade, impacto no universo digital e qualidade do conteúdo.
Avaliação
As soluções digitais serão apresentadas pelas equipes, no fim do curso, para uma banca de especialistas, a fim de selecionar os melhores produtos.
Pré-requisitos
Espera-se que os candidatos possuam comunicabilidade, experiências com voluntariado, habilidades criativas (escrever, cantar, representar, desenhar, dançar), habilidade esportivas, interesse em criar ferramentas tecnológicas
Estrutura
O curso se constituiu de 4 meses de aulas com 3 encontros semanais (terças, quartas e quintas) possuindo 3h de duração cada. Serão ofertadas duas turmas, uma pelo turno da manhã e outra pelo turno da tarde.