Organização Pedagógica
Justificativa
Diversos saberes e práticas são desconsiderados pelas concepções e ações de vigilância do campo sanitário do Estado. Todavia, existem movimentos e iniciativas nascidos nos territórios e da organização popular na defesa do direito à saúde e à vida, que tem sido denominada de Vigilância Popular em Saúde. É necessário a compreensão das bases conceituais e metodológicas da vigilância popular em saúde que, em diálogo com a Vigilância em Saúde do SUS, pode vir a potencializar as ações dessa Vigilância ao ampliar a participação popular, seu protagonismo e autonomia, evitando, com isso, a segregação e a exclusão nas decisões e ações no âmbito do SUS. A Vigilância Popular em Saúde, pode potencializar as ações intersetoriais voltadas para a articulação com atenção primária à saúde e a vigilância em saúde e provocar movimentos que promovam a vida e a equidade para as populações do campo, da floresta, das águas, periferias urbanas e comunidades tradicionais.
No contexto da saúde e ambiente, experiências inovadoras no âmbito local frequentemente se apoiaram na articulação entre grupos acadêmicos, o SUS e setores da sociedade, incluindo movimentos sociais urbanos e do campo, com profissionais engajados na saúde conquistando e mantendo espaços para implementá-las. Exemplos internacionais também demonstram a relevância do chamado conhecimento situado e dos saberes populares na gestão de problemas de saúde extremamente complexos.
Na América Latina e no Brasil, vêm sendo formuladas diversas propostas nos últimos vinte anos em busca de sistematizar conceitos, métodos e ações em torno da Vigilância Popular em Saúde. Dentre elas, destacamos a vigilância popular (Alves, 2013), a vigilância civil (Sevalho, 2016), o monitoramento participativo desenvolvido pelo equatoriano Jaime Breilh (2003), a vigilância articulada à concepção de uma promoção emancipatória da saúde (Porto, 2017, 2019) e, mais recentemente, a proposição da vigilância popular em saúde no contexto da relação saúde, ambiente e trabalho representadas no Guia Vigia, Povo! (Carneiro & Dantas (org), 2023). Todos esses esforços visam à incorporação de diversos referenciais, atores, movimentos sociais e minorias para se permitir uma vigilância baseada no diálogo e na articulação de saberes e que permeie uma prática com valores democráticos rumo à sustentabilidade e à justiça social, sanitária, ambiental e cognitiva (Porto, 2019).
Objetivo Geral
O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Determinação Social da Saúde, as discussões em torno da Vigilância Popular em Saúde e do Monitoramento Participativo proposto pela Epidemiologia Crítica.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
O curso permitirá o desenvolvimento de habilidades para a aplicação de metodologias participativas de Vigilância para a defesa da vida junto a discentes e docentes de diferentes programas de pós-graduação, trabalhadoras e trabalhadores dos Sistemas de Saúde e movimentos populares junto a populações e ecossistemas vulnerabilizados.
Metodologia
O curso terá 1000 vagas pelo Youtube perfazendo 20 horas no total. Serão exploradas aulas dialogadas, mesas redondas e dinâmicas para estimular maior participação e diálogo para os debates em torno de questões sugeridas ou que surjam nos grupos. As inscrições serão pelo Campus Virtual da Fiocruz e pelo Programa de Vinculación de la UASB.
Avaliação
Além da presença mínima, os inscritos deverão apresentar ao final uma produção relativa aos seus aprendizados no curso conforme orientação no primeiro dia.
Diversos saberes e práticas são desconsiderados pelas concepções e ações de vigilância do campo sanitário do Estado. Todavia, existem movimentos e iniciativas nascidos nos territórios e da organização popular na defesa do direito à saúde e à vida, que tem sido denominada de Vigilância Popular em Saúde. É necessário a compreensão das bases conceituais e metodológicas da vigilância popular em saúde que, em diálogo com a Vigilância em Saúde do SUS, pode vir a potencializar as ações dessa Vigilância ao ampliar a participação popular, seu protagonismo e autonomia, evitando, com isso, a segregação e a exclusão nas decisões e ações no âmbito do SUS. A Vigilância Popular em Saúde, pode potencializar as ações intersetoriais voltadas para a articulação com atenção primária à saúde e a vigilância em saúde e provocar movimentos que promovam a vida e a equidade para as populações do campo, da floresta, das águas, periferias urbanas e comunidades tradicionais.
No contexto da saúde e ambiente, experiências inovadoras no âmbito local frequentemente se apoiaram na articulação entre grupos acadêmicos, o SUS e setores da sociedade, incluindo movimentos sociais urbanos e do campo, com profissionais engajados na saúde conquistando e mantendo espaços para implementá-las. Exemplos internacionais também demonstram a relevância do chamado conhecimento situado e dos saberes populares na gestão de problemas de saúde extremamente complexos.
Na América Latina e no Brasil, vêm sendo formuladas diversas propostas nos últimos vinte anos em busca de sistematizar conceitos, métodos e ações em torno da Vigilância Popular em Saúde. Dentre elas, destacamos a vigilância popular (Alves, 2013), a vigilância civil (Sevalho, 2016), o monitoramento participativo desenvolvido pelo equatoriano Jaime Breilh (2003), a vigilância articulada à concepção de uma promoção emancipatória da saúde (Porto, 2017, 2019) e, mais recentemente, a proposição da vigilância popular em saúde no contexto da relação saúde, ambiente e trabalho representadas no Guia Vigia, Povo! (Carneiro & Dantas (org), 2023). Todos esses esforços visam à incorporação de diversos referenciais, atores, movimentos sociais e minorias para se permitir uma vigilância baseada no diálogo e na articulação de saberes e que permeie uma prática com valores democráticos rumo à sustentabilidade e à justiça social, sanitária, ambiental e cognitiva (Porto, 2019).
Objetivo Geral
O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Determinação Social da Saúde, as discussões em torno da Vigilância Popular em Saúde e do Monitoramento Participativo proposto pela Epidemiologia Crítica.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
O curso permitirá o desenvolvimento de habilidades para a aplicação de metodologias participativas de Vigilância para a defesa da vida junto a discentes e docentes de diferentes programas de pós-graduação, trabalhadoras e trabalhadores dos Sistemas de Saúde e movimentos populares junto a populações e ecossistemas vulnerabilizados.
Metodologia
O curso terá 1000 vagas pelo Youtube perfazendo 20 horas no total. Serão exploradas aulas dialogadas, mesas redondas e dinâmicas para estimular maior participação e diálogo para os debates em torno de questões sugeridas ou que surjam nos grupos. As inscrições serão pelo Campus Virtual da Fiocruz e pelo Programa de Vinculación de la UASB.
Avaliação
Além da presença mínima, os inscritos deverão apresentar ao final uma produção relativa aos seus aprendizados no curso conforme orientação no primeiro dia.