Dados Pedagógicos
Justificativa
O curso tem como proposta realizar oficinas de discussão e construção de projetos voltados para o ensino de Biociências e Saúde. Dessa forma, discutiremos as referências disponibilizadas aos candidatos nos últimos três processos seletivos, que estão relacionadas às temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde, em diferentes áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa.
O curso será ministrado em formato de oficinas pedagógicas que se configuram como metodologia ativa, pois a teoria e as práticas realizadas nas oficinas potencializam a apreensão das informações e a construção de conhecimentos, tanto por parte dos discentes como docentes. Além disso, são espaços de vivencia onde ocorre troca de saberes, experiências, sentimentos e emoções de forma coletiva (VIEIRA, VOLQUIND, 2002; DE FIGUEIRÊDO et al., 2006; JUNIOR OLIVEIRA, 2015).
Portanto vai ao encontro das ideias de Paulo Freire: “Aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada” (FREIRE, 2011, p.68). E está em consonância coma a educação para o século XX proposta pela Unesco, segundo a qual o homem deve ser visto no processo educativo de forma integral, ou seja, razão emoção e espirito. Essa visão foi apoiada pela OMS desde a década de oitenta do século XX, com a adição no lado espiritual no conceito de saúde.
Objetivo Geral
Oferecer apoio teórico aos estudantes para participarem do processo seletivo no Programa Em Ensino e Biociências e Saúde ou em Programas de stricto sensu com propostas similares.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
(i) conhecer ideias discutidas por diferentes autores nas temáticas de teorias da aprendizagem, interdisciplinaridade, Ciência e arte, alfabetização científica, dentre outros;
(ii) Discutir a construção de Projetos para os diferentes processos seletivos de Programas de stricto sensu nas linhas de pensamento que foram discutidas
Metodologia
O curso compreende 10 oficinas, com três horas de duração cada, as terças-feiras, na parte da tarde. Os encontros caracterizam-se por momentos de discussões teóricas e construção de projetos de mestrado desde a ideia inicial, passando pela pergunta norteadora da pesquisa, pressuposto, resumo, introdução, justificativa, resultados esperados, contribuição da temática para a sociedade e assuntos relacionados ao CTE da Fiocruz.
Avaliação
Para receber certificado é necessário assiduidade nos encontros e participação nas atividades propostas.
Pré-requisito:
Para participarem do curso os candidatos deverão possuir graduação completa ou em andamento, além disso, deverão ter equipamentos e acesso à internet apropriados para acompanharem as aulas remotas no AVA.
Estrutura
Curso oferecido em módulo único com oficinas teórico-práticas para graduados em ciências, arte ou saúde, voltadondo-se para discussões nas áreas de biociências e saúde, objetivando oferecer suporte teórico para processos seletivos em Programas de stricto sensu na área.
O curso compreende discussões teóricas sobre os referenciais disponibilizadas pela EBS aos candidatos nos últimos três processos seletivos, que estão relacionadas às temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde, em diferentes áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa.
Discutindo também sobre a proposta de educação da Unesco para o século XXI, os pensamentos de Morin e de Paulo Freire para a educação e contextualizando, apresentaremos os pensamentos Bauman. Assim como a construção de projetos voltados para esse Programa, abordando pergunta norteadora da pesquisa, pressuposto, resumo, introdução, justificativa, resultados esperados, contribuição da temática para a sociedade e assuntos relacionados ao CTE da Fiocruz.
O curso tem como proposta realizar oficinas de discussão e construção de projetos voltados para o ensino de Biociências e Saúde. Dessa forma, discutiremos as referências disponibilizadas aos candidatos nos últimos três processos seletivos, que estão relacionadas às temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde, em diferentes áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa.
O curso será ministrado em formato de oficinas pedagógicas que se configuram como metodologia ativa, pois a teoria e as práticas realizadas nas oficinas potencializam a apreensão das informações e a construção de conhecimentos, tanto por parte dos discentes como docentes. Além disso, são espaços de vivencia onde ocorre troca de saberes, experiências, sentimentos e emoções de forma coletiva (VIEIRA, VOLQUIND, 2002; DE FIGUEIRÊDO et al., 2006; JUNIOR OLIVEIRA, 2015).
Portanto vai ao encontro das ideias de Paulo Freire: “Aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada” (FREIRE, 2011, p.68). E está em consonância coma a educação para o século XX proposta pela Unesco, segundo a qual o homem deve ser visto no processo educativo de forma integral, ou seja, razão emoção e espirito. Essa visão foi apoiada pela OMS desde a década de oitenta do século XX, com a adição no lado espiritual no conceito de saúde.
Objetivo Geral
Oferecer apoio teórico aos estudantes para participarem do processo seletivo no Programa Em Ensino e Biociências e Saúde ou em Programas de stricto sensu com propostas similares.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
(i) conhecer ideias discutidas por diferentes autores nas temáticas de teorias da aprendizagem, interdisciplinaridade, Ciência e arte, alfabetização científica, dentre outros;
(ii) Discutir a construção de Projetos para os diferentes processos seletivos de Programas de stricto sensu nas linhas de pensamento que foram discutidas
Metodologia
O curso compreende 10 oficinas, com três horas de duração cada, as terças-feiras, na parte da tarde. Os encontros caracterizam-se por momentos de discussões teóricas e construção de projetos de mestrado desde a ideia inicial, passando pela pergunta norteadora da pesquisa, pressuposto, resumo, introdução, justificativa, resultados esperados, contribuição da temática para a sociedade e assuntos relacionados ao CTE da Fiocruz.
Avaliação
Para receber certificado é necessário assiduidade nos encontros e participação nas atividades propostas.
Pré-requisito:
Para participarem do curso os candidatos deverão possuir graduação completa ou em andamento, além disso, deverão ter equipamentos e acesso à internet apropriados para acompanharem as aulas remotas no AVA.
Estrutura
Curso oferecido em módulo único com oficinas teórico-práticas para graduados em ciências, arte ou saúde, voltadondo-se para discussões nas áreas de biociências e saúde, objetivando oferecer suporte teórico para processos seletivos em Programas de stricto sensu na área.
O curso compreende discussões teóricas sobre os referenciais disponibilizadas pela EBS aos candidatos nos últimos três processos seletivos, que estão relacionadas às temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde, em diferentes áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa.
Discutindo também sobre a proposta de educação da Unesco para o século XXI, os pensamentos de Morin e de Paulo Freire para a educação e contextualizando, apresentaremos os pensamentos Bauman. Assim como a construção de projetos voltados para esse Programa, abordando pergunta norteadora da pesquisa, pressuposto, resumo, introdução, justificativa, resultados esperados, contribuição da temática para a sociedade e assuntos relacionados ao CTE da Fiocruz.