Apresentação
O curso tem como proposta realizar oficinas de discussão e construção de projetos voltados para o ensino de Biociências e Saúde. Dessa forma, debateremos sobre as referencias disponibilizadas aos candidatos nos últimos três processos seletivos, que estão relacionadas às temáticas trabalhadas no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde, em diferentes áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa.
O curso será ministrado em formato de oficinas pedagógicas que se configuram como metodologia ativa, pois a teoria e as práticas realizadas nas oficinas potencializam a apreensão das informações e a construção de conhecimentos, tanto por parte dos discentes como docentes. Além disso, são espaços de vivencia onde ocorre troca de saberes, experiências, sentimentos e emoções de forma coletiva (VIEIRA, VOLQUIND, 2002; DE FIGUEIRÊDO et al., 2006; JUNIOR OLIVEIRA, 2015).
Portanto vai ao encontro das ideias de Paulo Freire: “Aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada” (FREIRE, 2011, p.68). E está em consonância coma a educação para o século XX proposta pela Unesco, segundo a qual o homem deve ser visto no processo educativo de forma integral, ou seja, razão emoção e espirito. Essa visão foi apoiada pela OMS desde a década de oitenta do século XX, com a adição no lado espiritual no conceito de saúde.
Modalidade: EAD
Formato de Oferta: Com tutoria
Carga horária: 30 horas
Detalhamento da Carga Horária: O curso compreende 10 oficinas, com três horas de duração cada, as terças-feiras, na parte da tarde.
Público Alvo: Estudantes interessados em curso básico para ingresso em mestrado na área de biociências e saúde
Pré-requisito: Para participarem do curso os candidatos deverão possuir graduação completa ou em andamento, além disso, deverão ter equipamentos e acesso à internet apropriados para acompanharem as aulas remotas no AVA.
O curso será ministrado em formato de oficinas pedagógicas que se configuram como metodologia ativa, pois a teoria e as práticas realizadas nas oficinas potencializam a apreensão das informações e a construção de conhecimentos, tanto por parte dos discentes como docentes. Além disso, são espaços de vivencia onde ocorre troca de saberes, experiências, sentimentos e emoções de forma coletiva (VIEIRA, VOLQUIND, 2002; DE FIGUEIRÊDO et al., 2006; JUNIOR OLIVEIRA, 2015).
Portanto vai ao encontro das ideias de Paulo Freire: “Aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada” (FREIRE, 2011, p.68). E está em consonância coma a educação para o século XX proposta pela Unesco, segundo a qual o homem deve ser visto no processo educativo de forma integral, ou seja, razão emoção e espirito. Essa visão foi apoiada pela OMS desde a década de oitenta do século XX, com a adição no lado espiritual no conceito de saúde.
Modalidade: EAD
Formato de Oferta: Com tutoria
Carga horária: 30 horas
Detalhamento da Carga Horária: O curso compreende 10 oficinas, com três horas de duração cada, as terças-feiras, na parte da tarde.
Público Alvo: Estudantes interessados em curso básico para ingresso em mestrado na área de biociências e saúde
Pré-requisito: Para participarem do curso os candidatos deverão possuir graduação completa ou em andamento, além disso, deverão ter equipamentos e acesso à internet apropriados para acompanharem as aulas remotas no AVA.