Programação
Proposta do Minicurso sobre o acolhimento de pessoas neurodivergentes na Escola de Governo Fiocruz - Brasília
Data: 18/9
Horário: 9h
Duração Total: 6 horas (3h a cada dia)
Público: Professores, administradores e profissionais de apoio da universidade
Objetivo Geral:
Apresentar e refletir sobre o conceito de neurodiversidade com professores, administradores, profissionais de serviços gerais e portaria da Escola de Governo Fiocruz – Brasília
Objetivos Específicos:
- Planejar junto a equipe uma sala de autorregulação para pessoas neurodivergentes;
- Propor estratégias de acolhimento para alunos e visitantes neurodivergentes;
- Possibilitar a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todes.
Estrutura do Minicurso
1. Introdução ao Conceito de Neurodiversidade
Objetivo: Introduzir o conceito de neurodiversidade e sua relevância no contexto acadêmico.
Conteúdo:
Definição de neurodiversidade e suas origens;
Diferença entre as terminologias: neurodiversidade, neurotípico e neurodivergente;
Principais condições associadas à neurodiversidade (ex.: autismo, TDAH, dislexia);
Atividade: Exposição dialogada com espaço para perguntas e respostas breves.
2. Neurodiversidade na Educação Superior
Objetivo: Discutir os desafios e oportunidades para estudantes neurodivergentes na universidade.
Conteúdo:
Experiências comuns a estudantes neurodivergentes;
Barreiras no ambiente acadêmico (ex.: métodos de avaliação, sobrecarga sensorial);
3. Estratégias para Inclusão e Apoio
Objetivo: Explorar práticas pedagógicas inclusivas e formas de apoiar estudantes neurodivergentes (para os educadores);
Objetivo: Explorar práticas de comunicação acessivel aos estudantes neurodivergentes;
Conteúdo:
Estratégias de ensino inclusivas (ex.: ensino multimodal, flexibilidade nas avaliações);
Ferramentas e tecnologias de apoio;
Como criar um ambiente acolhedor para todos, levando em consideração adaptações feitas desde o momento do ingresso a permanência acadêmica;
4. Papel da Comunidade Acadêmica na Promoção da Inclusão
Objetivo: Discutir a responsabilidade coletiva na promoção de uma cultura inclusiva na universidade.
Conteúdo:
A importância do apoio institucional (ex.: políticas de inclusão, treinamentos);
Como colegas e administradores podem contribuir para a inclusão;
Exemplos de iniciativas de sucesso em outras universidades;
Atividade: Discussão em grupo sobre casos práticos (hipotéticos ou que já aconteceram dentro desse espaço) e como ter possíveis soluções e criação de ações concretas para implementação;
5. Reflexão e Encerramento
Objetivo: Refletir sobre os aprendizados do curso e planejar ações futuras.
Conteúdo:
Revisão dos principais pontos abordados
Discussão aberta: O que podemos fazer a seguir para promover a inclusão?
Data: 18/9
Horário: 9h
Duração Total: 6 horas (3h a cada dia)
Público: Professores, administradores e profissionais de apoio da universidade
Objetivo Geral:
Apresentar e refletir sobre o conceito de neurodiversidade com professores, administradores, profissionais de serviços gerais e portaria da Escola de Governo Fiocruz – Brasília
Objetivos Específicos:
- Planejar junto a equipe uma sala de autorregulação para pessoas neurodivergentes;
- Propor estratégias de acolhimento para alunos e visitantes neurodivergentes;
- Possibilitar a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todes.
Estrutura do Minicurso
1. Introdução ao Conceito de Neurodiversidade
Objetivo: Introduzir o conceito de neurodiversidade e sua relevância no contexto acadêmico.
Conteúdo:
Definição de neurodiversidade e suas origens;
Diferença entre as terminologias: neurodiversidade, neurotípico e neurodivergente;
Principais condições associadas à neurodiversidade (ex.: autismo, TDAH, dislexia);
Atividade: Exposição dialogada com espaço para perguntas e respostas breves.
2. Neurodiversidade na Educação Superior
Objetivo: Discutir os desafios e oportunidades para estudantes neurodivergentes na universidade.
Conteúdo:
Experiências comuns a estudantes neurodivergentes;
Barreiras no ambiente acadêmico (ex.: métodos de avaliação, sobrecarga sensorial);
3. Estratégias para Inclusão e Apoio
Objetivo: Explorar práticas pedagógicas inclusivas e formas de apoiar estudantes neurodivergentes (para os educadores);
Objetivo: Explorar práticas de comunicação acessivel aos estudantes neurodivergentes;
Conteúdo:
Estratégias de ensino inclusivas (ex.: ensino multimodal, flexibilidade nas avaliações);
Ferramentas e tecnologias de apoio;
Como criar um ambiente acolhedor para todos, levando em consideração adaptações feitas desde o momento do ingresso a permanência acadêmica;
4. Papel da Comunidade Acadêmica na Promoção da Inclusão
Objetivo: Discutir a responsabilidade coletiva na promoção de uma cultura inclusiva na universidade.
Conteúdo:
A importância do apoio institucional (ex.: políticas de inclusão, treinamentos);
Como colegas e administradores podem contribuir para a inclusão;
Exemplos de iniciativas de sucesso em outras universidades;
Atividade: Discussão em grupo sobre casos práticos (hipotéticos ou que já aconteceram dentro desse espaço) e como ter possíveis soluções e criação de ações concretas para implementação;
5. Reflexão e Encerramento
Objetivo: Refletir sobre os aprendizados do curso e planejar ações futuras.
Conteúdo:
Revisão dos principais pontos abordados
Discussão aberta: O que podemos fazer a seguir para promover a inclusão?