Dados Pedagógicos

Justificativa:
Necessidade de conservação e uso consciente dos recursos hídricos, capacitar agentes ambientais para o biomonitoramento de rios. Formar uma rede de monitoramento participativo de rios na região hidrográfica do Rio Dois Rios (RH-VII).

Objetivo Geral:
Formar agentes promotores de saúde ambiental, voluntários, capazes de participar da realização de biomonitoramento das águas dos rios brasileiros e promover a mobilização de grupos comunitários, por meio de estratégias ecológicas e educativas nos territórios O principal intuito desta abordagem é ampliar a rede de monitoramento participativo dos recursos hídricos na RH-VII, área de atuação do CBH-R2R, promovendo o monitoramento contínuo de corpos hídricos, discussões e resoluções de problemas ambientais da região. O projeto será realizado nas áreas prioritárias apontadas pelo CBH-R2R, localizadas em diferentes porções da RH-VII.

Objetivos Educacionais/Aprendizagem:
1. Formar agentes promotores de saúde ambiental dos moradores das regiões dos municípios de Bom Jardim e Duas Barras - RJ;
2. Sensibilizar, mobilizar e formar agentes comunitários, aqui chamados de agentes multiplicadores das águas, que realizarão o monitoramento da qualidade ambiental dos rios e
3. Assessorar, analisar e publicar em parceria os dados obtidos.

Metodologia:
Curso teórico com encontros síncronos semanais no AVA e curso prático presencial semanal no território.

Avaliação:
Avaliação teórica, participação e presença.

Pré-requisitos:
Nível médio em andamento ou concluído.

Pré-requisito (outros/detalhamento):
Ter passado pelo processo de mobilização no território dos municípios de Bom Jardim e Duas Barras do estado do Rio de Janeiro, ter sido indicado por ex-participantes ou por parceiros que atuem na multiplicação do projeto.