Organização



Os alunos encontrarão ao longo dos módulos do curso noções fundamentais sobre a história das instituições científicas e memória das ciências da saúde no Brasil. Serão discutidos temas como a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde (SUS), tratados na perspectiva de uma conquista democrática da sociedade brasileira, ressaltando alguns desafios para a consolidação da saúde como direito social. Convidamos todas e todos os estudantes a refletirem sobre o papel da Fundação Oswaldo Cruz como instituição estratégica de Estado, seus programas e projetos no contexto atual das agendas brasileiras de pesquisa e educação. 
 
Quando o tema é o desenvolvimento e realização das pesquisas, os docentes convidados trazem para o debate questões como a avaliação e o acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas envolvendo seres humanos. 

Ao longo do curso os alunos poderão se aprofundar nos seguintes temas específicos: Saúde e Medicina; Saúde e Biologia; Saúde e História; Comunicação Pública na Saúde; Saúde e Meio Ambiente; Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança; Saúde e Farmácia; e Saúde Global. 

Além dos temas específicos, os discentes terão acesso a conteúdos voltados para as técnicas e os métodos relacionados a fontes de informação em saúde, como: principais bases de informação científica; organização da informação encontrada; e gerenciamento e padronização de referências. 

Acreditamos que, para jovens estudantes de Iniciação Científica, aprender ciências fazendo ciência traz possibilidades de novas descobertas e construções coletivas que passam pela troca de experiências e de ideias.