Conteúdo do Curso

  1. CONTEÚDO DO CURSO
 
 
do Curso: Curso de aperfeiçoamento em práticas pedagógicas nos pontos de atenção voltados ao cuidado das populações do campo, floresta e águas
Carga Horária Total Teórica Prática
210 130 80
OBJETIVOS
Objetivo educacional geral:
  • Promover a qualificação em práticas pedagógicas para a educação permanente de trabalhadores e trabalhadoras que atuam no cuidado das populações do Campo, Floresta e Águas na região amazônica e Maranhão.
Objetivos educacionais específicos:
  • Discutir os processos de cuidado em saúde nos territórios;
  • Planejar iniciativas de educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras dos territórios;
  • Promover estratégias de aprendizagem significativa para qualificação do cuidado em saúde a partir das experiências nos territórios e que ampliem a integralidade da atenção;
  • Qualificar trabalhadores e trabalhadoras na temática da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas (PNSIPCFA).
 
EMENTA
 
O curso visa desenvolver capacidades pedagógicas e educativas para qualificar trabalhadores e trabalhadoras da saúde que atuam cuidado das populações do Campo, Floresta e Águas, por meio de abordagens metodológicas que buscam o diálogo com os saberes e práticas nos territórios. O curso abordará os seguintes temas: Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas; Territórios e cartografias; Redes vivas de cuidado; Saberes e práticas de cuidado em saúde; Políticas públicas de saúde; Território e saúde na Amazônia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Serão disponibilizados os guias, artigos, vídeos, manuais, links e materiais utilizados durante o Curso.

2. AS ESTRATÉGIAS 

O curso será voltado a facilitadores de educação permanente e deverá ser fundamentado em metodologia de aulas síncronas, assíncronas e presenciais mediadas por educadores com grande experiência, sendo o processo de aprendizagem situada e dialógica. Serão formados grupos de aprendizagem para o diálogo sobre os conteúdos que serão disponibilizados pelos docentes responsáveis e pela coordenação do curso. Além disso, será disponibilizado um conjunto de materiais para cada módulo.
 
Havendo outros materiais de apoio utilizado durante o processo formativo, serão disponibilizados pelo Serviço de Pós-Graduação, por e-mail aos participantes inscritos
 
3. FREQUÊNCIA DO FACILITADOR 
O aluno será considerado aprovado por frequência que deverá ter no mínimo 75%.
 

4. INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA 

O curso será realizado no Campus Virtual da Fiocruz, sendo essa a infraestrutura necessária.

5. DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO CURSO

 
Nome do Docente Júlio Cesar Schweickardt
Ano de conclusão 2009
Titulação mais alta Doutorado
Área História das Ciências e da Saúde
Escola/Universidade Casa Oswaldo Cruz
Local Rio de Janeiro
Ano de conclusão 2009
Instituição de vínculo Fiocruz Amazônia
 
 
 
Nome do Docente Alcindo Antônio Ferla
Ano de conclusão 2002
Titulação mais alta Doutorado
Área Educação
Escola/Universidade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Local Porto Alegre
Ano de conclusão 2002
Instituição de vínculo Fiocruz Amazônia (Bolsista) e Rede Unida