Programação

Segunda, 7 de abril • Das 08h30 às 17h30
Horário Conteúdos Objetivos Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem Recursos
 
08h30
12h30
Manhã
Conceitos e fundamentos da (bio)impressão 3D  Exploração dos conceitos centrais da bioimpressão 3D, incluindo a evolução e diferenças entre a impressão 3D tradicional e a bioimpressão Aula expositiva – Teórica
Aula ativa/ participativa – Atividades de quebra-gelo + atividades de perguntas e respostas (Fixação do conteúdo adquirido)
Acesso ao Wi-fi Projetor
Almoço
14h00
17h30
Tarde
Materiais: biotintas e células Compreender a escolha e as propriedades das biotintas e células usadas na bioimpressão, garantindo viabilidade celular e adequação dos materiais para diferentes aplicações biológicas  Aula expositiva – Teórica
 
Acesso ao Wi-fi Projetor
 
Terça, 8 de abril • Das 08h30 às 17h30
Horário Conteúdos Objetivos Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem Recursos
08h30
12h30
Manhã
Técnicas de bioimpressão aplicadas ao desenho de modelos 3D in vitro Apresentar as técnicas de bioimpressão 3D mais aplicadas no desenvolvimento de modelos in vitro 3D Aula expositiva – Teórica
 
Acesso ao Wi-fi Projetor
Almoço
14h00
15h30
Tarde
Técnicas de impressão 3D aplicadas à tecnologia farmacêutica Apresentar as técnicas de impressão 3D aplicadas à tecnologia farmacêutica, com vista à produção de formas farmacêuticas personalizadas Aula expositiva – Teórica
 
Acesso ao Wi-fi Projetor
15h30
17h30
Tarde
Controle de qualidade- parâmetros analíticos Apresentar ensaios de controle de qualidade dos impressos Aula expositiva – Teórica Acesso ao Wi-fi Projetor
 
Quarta, 9 de abril • Das 08h30 às 17h30
Horário Conteúdos Objetivos Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem Recursos
08h30
12h30
Manhã
Aplicações da (bio)impressão
 
Explorar como a (bio)impressão pode ser aplicada na medicina regenerativa, criação de formas farmacêuticas personalizadas e modelos in vitro 3D  Aula expositiva – Teórica
Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática)
Acesso ao Wi-fi Projetor
Almoço
14h00
17h30
Tarde
Prática: Hands-on Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo
Exemplos: produção de gomas, filme dérmicos, Demonstração de obtenção de placebos de formulações (gomas, curativos).
Atividade prática (Fixação do conteúdo adquirido) Acesso ao Wi-fi Projetor
Folhas brancas Post-its
 
Quinta, 10 de abril • Das 08h30 às 17h30
Horário Conteúdos Objetivos Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem Recursos
 08h30
12h30
Manhã
Prática: Hands-on Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo Aula expositiva – Teórica
Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática)
Acesso ao Wi-fi Projetor
Almoço
14h00
17h30
Tarde
Introdução dos trabalhos
Realização do Caso-Prático
Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo Aula expositiva – Teórica
Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática)
Atividade prática (Fixação do conteúdo adquirido)
Acesso ao Wi-fi Projetor
Folhas brancas Post-its
 
Sexta, 11 de abril • Das 08h30 às 17h30
Horário Conteúdos Objetivos Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem Recursos
08h30
12h30
Manhã
Apresentação de grupo dos exercícios práticos Avaliação dos alunos Aula expositiva – Teórico-prática Acesso ao Wi-fi Projetor
Almoço
14h00
17h30
Tarde
Feedback da avaliação e conclusões finais - - Acesso ao Wi-fi Projetor