Programação
Segunda, 7 de abril • Das 08h30 às 17h30 | ||||
Horário | Conteúdos | Objetivos | Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem | Recursos |
08h30 12h30 Manhã |
Conceitos e fundamentos da (bio)impressão 3D | Exploração dos conceitos centrais da bioimpressão 3D, incluindo a evolução e diferenças entre a impressão 3D tradicional e a bioimpressão | Aula expositiva – Teórica Aula ativa/ participativa – Atividades de quebra-gelo + atividades de perguntas e respostas (Fixação do conteúdo adquirido) |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
Almoço | ||||
14h00 17h30 Tarde |
Materiais: biotintas e células | Compreender a escolha e as propriedades das biotintas e células usadas na bioimpressão, garantindo viabilidade celular e adequação dos materiais para diferentes aplicações biológicas | Aula expositiva – Teórica |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
Terça, 8 de abril • Das 08h30 às 17h30 | ||||
Horário | Conteúdos | Objetivos | Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem | Recursos |
08h30 12h30 Manhã |
Técnicas de bioimpressão aplicadas ao desenho de modelos 3D in vitro | Apresentar as técnicas de bioimpressão 3D mais aplicadas no desenvolvimento de modelos in vitro 3D | Aula expositiva – Teórica |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
Almoço | ||||
14h00 15h30 Tarde |
Técnicas de impressão 3D aplicadas à tecnologia farmacêutica | Apresentar as técnicas de impressão 3D aplicadas à tecnologia farmacêutica, com vista à produção de formas farmacêuticas personalizadas | Aula expositiva – Teórica |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
15h30 17h30 Tarde |
Controle de qualidade- parâmetros analíticos | Apresentar ensaios de controle de qualidade dos impressos | Aula expositiva – Teórica | Acesso ao Wi-fi Projetor |
Quarta, 9 de abril • Das 08h30 às 17h30 | ||||
Horário | Conteúdos | Objetivos | Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem | Recursos |
08h30 12h30 Manhã |
Aplicações da (bio)impressão |
Explorar como a (bio)impressão pode ser aplicada na medicina regenerativa, criação de formas farmacêuticas personalizadas e modelos in vitro 3D | Aula expositiva – Teórica Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática) |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
Almoço | ||||
14h00 17h30 Tarde |
Prática: Hands-on | Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo Exemplos: produção de gomas, filme dérmicos, Demonstração de obtenção de placebos de formulações (gomas, curativos). |
Atividade prática (Fixação do conteúdo adquirido) | Acesso ao Wi-fi Projetor Folhas brancas Post-its |
Quinta, 10 de abril • Das 08h30 às 17h30 | ||||
Horário | Conteúdos | Objetivos | Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem | Recursos |
08h30 12h30 Manhã |
Prática: Hands-on | Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo | Aula expositiva – Teórica Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática) |
Acesso ao Wi-fi Projetor |
Almoço | ||||
14h00 17h30 Tarde |
Introdução dos trabalhos Realização do Caso-Prático |
Desenvolver a capacidade crítica e analítica através de trabalho de grupo | Aula expositiva – Teórica Aula ativa/ participativa – Atividades de perguntas e respostas (Articulação entre a teoria e a prática) Atividade prática (Fixação do conteúdo adquirido) |
Acesso ao Wi-fi Projetor Folhas brancas Post-its |
Sexta, 11 de abril • Das 08h30 às 17h30 | ||||
Horário | Conteúdos | Objetivos | Atividade/ Estratégia de ensino/aprendizagem | Recursos |
08h30 12h30 Manhã |
Apresentação de grupo dos exercícios práticos | Avaliação dos alunos | Aula expositiva – Teórico-prática | Acesso ao Wi-fi Projetor |
Almoço | ||||
14h00 17h30 Tarde |
Feedback da avaliação e conclusões finais | - | - | Acesso ao Wi-fi Projetor |
