Apresentação
Pensar o nosso mundo e o nosso tempo como marcados pelo impacto de certas ações humanas implica desafios não só em termos de respostas às catástrofes que ameaçam os seres vivos na biosfera, mas também para as questões conceituais que afetam os diversos campos do conhecimento, incluindo as ciências humanas, que em face da complexidade dos fenômenos contemporâneos são chamadas para uma maior integração com a biologia, a geologia e outras ciências naturais.
O objetivo deste minicurso é apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, entre as humanidades, as ciências da vida e as ciências da Terra, tendo por finalidade se familiarizar com os temas e debates que o conceito tem suscitado nesses campos, por meio de especialistas brasileiros que vêm se dedicando ao assunto. Com isso, espera-se promover a renovação cognitiva convocada pela emergência ecológica, a qual passa por temáticas transversais que rearticulam as tradicionais fronteiras da arquitetura do conhecimento.
A edição do curso em 2024 terá como foco o Cerrado. Reunirá especialistas e ativistas que abordam a longa história socioambiental da região, seus ecossistemas, seus habitantes humanos e não humanos e sua importância para a sociobiodiversidade, o clima e os recursos hídricos. Os convidados discutirão como o Cerrado vem sendo palco de processos e tendências de transformações socioambientais mais intensas das últimas décadas no país e no mundo.