Ementa
Justificativa:
As discussões envolverão análises sobre a importância dos processos de educação emancipatória que podem favorecer a construção de uma visão mais ampla sobre o papel educativo, social e político dos ambientes culturais na vida de pessoas com deficiência, bem como seu protagonismo na concepção de ações educativas acessíveis em museus.
Objetivo geral:
Propor reflexão e discussão sobre as interfaces entre acessibilidade cultural, divulgação científica e educação museal.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Identificar as dimensões de acessibilidade.
Reconhecer o protagonismo das pessoas com dficiência.
Superar o capacitismo.
Metodologia:
Aulas dialogadas, dinâmicas em grupo, visita a uma exposição com medidas de acessibilidade e participação de profissionais com deficiência que atuam em museus.
As discussões envolverão análises sobre a importância dos processos de educação emancipatória que podem favorecer a construção de uma visão mais ampla sobre o papel educativo, social e político dos ambientes culturais na vida de pessoas com deficiência, bem como seu protagonismo na concepção de ações educativas acessíveis em museus.
Objetivo geral:
Propor reflexão e discussão sobre as interfaces entre acessibilidade cultural, divulgação científica e educação museal.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Identificar as dimensões de acessibilidade.
Reconhecer o protagonismo das pessoas com dficiência.
Superar o capacitismo.
Metodologia:
Aulas dialogadas, dinâmicas em grupo, visita a uma exposição com medidas de acessibilidade e participação de profissionais com deficiência que atuam em museus.