Módulos

O curso é composto, ao todo, por sete (7) módulos, que são:

1) O SUS e o direito das pessoas com deficiência: este módulo se propõe a apresentar aos trabalhadores de saúde um panorama dos direitos das pessoas com deficiência, destacando a legislação existente no país e tratados internacionais. Além disso, o módulo visa evidenciar a relação entre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a defesa de práticas inclusivas e acessíveis nos serviços oferecidos.

2) Deficiências e saúde - revendo modelos e conceitos: este módulo apresenta os diferentes tipos de deficiência existentes, abordando a importância do reconhecimento da diversidade humana como um valor. Para tanto, o módulo discute o conceito de inclusão e as mudanças provenientes da criação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), em detrimento da Classificação Internacional da Doença (CID), que passa a reconhecer a deficiência a partir do modelo psicossocial. Por fim, o módulo reúne orientações sobre como se referir a pessoas com deficiência de forma inclusiva e não-discriminatória.

3) Acessibilidade - barreiras e soluções: este módulo tem como objetivo apresentar as diferentes dimensões da acessibilidade de modo a garantir o acesso a todas as pessoas aos serviços de saúde.

4) Tecnologia assistiva: este módulo visa apresentar as tecnologias assisitivas como ferramenta para as diferentes dimensões da acessibilidade, de modo a garantir o acesso das pessoas aos serviços de saúde, sobretudo o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

5) Orientações para acessibilidade na produção de materiais educativos em saúde: este módulo tem como objetivo mostrar a importância da criação de materiais informativos acessíveis na área de saúde, enfatizando o (re)uso e a produção de recursos educacionais abertos (REA).

6) Introdução à surdez e Libras no contexto da saúde: este módulo tem como objetivo falar um pouco sobre especificidades dos surdos, enfatizando a necessidade de se incluir a Libras nos atendimentos realizados pelo SUS e outras medidas de acessibilidade parausuários surdos dos serviços. Para isso, serão apresentados conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) visando auxiliar o atendimento em saúde de usuários surdos.

7) Estudos de caso: este módulo apresentará simulações de casos reais ou relatos de pessoas com deficiência auditiva sobre desafios e barreiras de acessibilidade encontradas durante o atendimento no contexto dos serviços de saúde.