Ementa

  • Contextualização sobre a pessoa com deficiência (especialmente deficiência visual) e suas demandas
  • Principais recursos de Tecnologia Assistiva para acesso a documentos digitais
  • Acessibilidade no Microsoft Word (na prática):
- Estruturação de documento – configuração de estilos de texto;
- Marcadores, numeração e listas em vários níveis;
- Elaboração de Sumários;
- Acessibilidade de Hiperlinks;
- Tabelas;
- Cabeçalho e rodapé;
- Imagens e texto alternativo;
- Fórmulas matemáticas;
- Nomeação de arquivos;
- Salvamento em PDF acessível;
- Documentos acessíveis em TXT;
- Recursos no LibreOffice e Google Docs.

Datas das aulas: 12, 14, 15 e 16 de maio
 
Horário das aulas: das 10h às 12h.
 
Carga horária: 8h.

Detalhamento da carga horária:
  • Aula 01 (2h): Contextualização sobre demandas de pessoas com deficiência; Orientações iniciais; Preparo de ambiente;
  • Aula 02 (2h): Acessibilidade na prática – estruturação de documentos;
  • Aula 03 (2h): Acessibilidade na prática – recursos diversos de um documento (parte 1);
  • Aula 4 (2h): Acessibilidade na prática - recursos diversos de um documento (parte 2); Correspondências no LibreOffice e Google Docs; Nome do arquivo; Salvamento em PDF.
Local das aulas: Plataforma Zoom (link será enviado aos participantes dias antes do início do curso