EMENTA
"O curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea"
Os impactos sociais das pesquisas em genética desenvolvidas desde 1900 estão entre os mais intensos que a ciência moderna já produziu. Não é possível compreender a agricultura nas últimas décadas sem analisar o melhoramento de plantas, sementes e animais por meio de técnicas da genética. Nós não podemos discutir a medicina contemporânea sem nos referir as pesquisas sobre a origem genética de doenças. Atualmente, alimentos geneticamente modificados e debates sobre aborto de bebês com desordens genéticas são exemplos de como o desenvolvimento científico na área levanta temas controversos. Ao lado do enorme impacto econômico e social, a genética implica em complexas questões éticas. Assim, o estudo da sua história e dos usos da hereditariedade humana – frequentemente com propósitos eugênicos – é crucial para historiadores da ciência e da saúde, tanto quanto para professores e educadores da biologia.
Objetivo Geral:
Uma reflexão sobre a história da genética em geral e, especialmente, no Brasil, tendo por fio condutor Dobzhansky;
Objetivos Educacionais/Aprendizagem:
Abordar a atração que a eugenia exerceu sobre muitos geneticistas, o que levou, em alguns casos, a afirmação da desigualdade intrínseca entre os seres humanos e mesmo ao racismo, posturas que foram críticas por Dobzhansky com afinco;
Dialogando com o curso de William e pensando em histórias alternativas da genética, o curso reunirá alunos e pesquisadores que têm desenvolvido investigações acerca da história da genética e da eugenia. Por um lado, há um conjunto de pesquisas que giram em torno de questões sobre a importância das controvérsias entre mendelianos e neolamarckistas dentro do movimento eugenista, a disseminação de teorias mendelianas nas escolas agrícolas desde o início do século XX, bem como as resistências a estas teorias e a elaboração de explicações alternativas acerca do mecanismo da genética e da hereditariedade. De outro lado, seguindo um campo aberto por Dobzhansky, o da genética das populações, pesquisadores envolvidos com o tema apresentarão trabalhos sobre os desdobramentos destes estudos a partir da segunda metade do século XX, bem como investigações sobre educação e divulgação das ciências biológicas e suas implicações éticas.
Metodologia:
O curso consistirá em aulas expositivas baseadas em filmes e textos previamente disponibilizados e seguidas de debates. O curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea.
Avaliação
Para a obtenção do certificado, o/a aluno/a deverá entregar um texto (entre 1.200 e 2.000 palavras) com reflexões desenvolvidas a partir do curso em torno da pesquisa que o/a próprio/a aluno/a vem desenvolvendo.
Os impactos sociais das pesquisas em genética desenvolvidas desde 1900 estão entre os mais intensos que a ciência moderna já produziu. Não é possível compreender a agricultura nas últimas décadas sem analisar o melhoramento de plantas, sementes e animais por meio de técnicas da genética. Nós não podemos discutir a medicina contemporânea sem nos referir as pesquisas sobre a origem genética de doenças. Atualmente, alimentos geneticamente modificados e debates sobre aborto de bebês com desordens genéticas são exemplos de como o desenvolvimento científico na área levanta temas controversos. Ao lado do enorme impacto econômico e social, a genética implica em complexas questões éticas. Assim, o estudo da sua história e dos usos da hereditariedade humana – frequentemente com propósitos eugênicos – é crucial para historiadores da ciência e da saúde, tanto quanto para professores e educadores da biologia.
Objetivo Geral:
Uma reflexão sobre a história da genética em geral e, especialmente, no Brasil, tendo por fio condutor Dobzhansky;
Objetivos Educacionais/Aprendizagem:
Abordar a atração que a eugenia exerceu sobre muitos geneticistas, o que levou, em alguns casos, a afirmação da desigualdade intrínseca entre os seres humanos e mesmo ao racismo, posturas que foram críticas por Dobzhansky com afinco;
Dialogando com o curso de William e pensando em histórias alternativas da genética, o curso reunirá alunos e pesquisadores que têm desenvolvido investigações acerca da história da genética e da eugenia. Por um lado, há um conjunto de pesquisas que giram em torno de questões sobre a importância das controvérsias entre mendelianos e neolamarckistas dentro do movimento eugenista, a disseminação de teorias mendelianas nas escolas agrícolas desde o início do século XX, bem como as resistências a estas teorias e a elaboração de explicações alternativas acerca do mecanismo da genética e da hereditariedade. De outro lado, seguindo um campo aberto por Dobzhansky, o da genética das populações, pesquisadores envolvidos com o tema apresentarão trabalhos sobre os desdobramentos destes estudos a partir da segunda metade do século XX, bem como investigações sobre educação e divulgação das ciências biológicas e suas implicações éticas.
Metodologia:
O curso consistirá em aulas expositivas baseadas em filmes e textos previamente disponibilizados e seguidas de debates. O curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea.
Avaliação
Para a obtenção do certificado, o/a aluno/a deverá entregar um texto (entre 1.200 e 2.000 palavras) com reflexões desenvolvidas a partir do curso em torno da pesquisa que o/a próprio/a aluno/a vem desenvolvendo.