Ementa
Justificativa:
Objetivo Geral
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Metodologia:
O curso sobre patrimônio audiovisual no Brasil vem preencher uma importante lacuna na pesquisa e na gestão dos acervos audiovisuais. Trata-se de um objeto de reflexão pouco explorado pelos trabalhos acadêmicos e pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito das instituições de memória e de guarda de acervos, sobretudo no que tange à sua conexão com o patrimônio histórico e cultural.
Objetivo Geral
Fornecer conhecimentos introdutórios sobre gestão e preservação de acervos audiovisuais, incluindo uma abordagem histórica sobre o conceito de patrimônio audiovisual e políticas culturais nessa área, além da apresentação de métodos e técnicas de organização e conservação de acervos dessa natureza.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender os desafios teóricos que envolvem a definição do conceito de patrimônio audiovisual e de seus processos de patrimonialização. Também poderá conhecer as políticas culturais existentes na área do audiovisual no Brasil, com especial ênfase às iniciativas voltadas à sua preservação, além de adquirir algumas noções sobre métodos e técnicas relacionados à organização e conservação dos materiais audiovisuais, tanto no suporte analógico, quanto digital.
Metodologia:
Aulas expositivas; discussão de textos, apresentações gráficas e/ou audiovisuais de métodos e técnicas de tratamento e preservação de acervos audiovisuais.
Estrutura das Aulas:
Aula 1 – 11/05
Apresentação do curso
O conceito de patrimônio cultural e sua institucionalização no Brasil
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 2 – 18/05
Políticas Culturais de Cinema no Brasil
Professor: Heverton Oliveira
Aula 3 – 25/05
Patrimônio Audiovisual: questões conceituais e possíveis agentes de patrimonialização.
Metodologias de organização de arquivos.
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 4 – 01/06
O papel dos arquivos audiovisuais no processo de patrimonialização: a trajetória histórica da Cinemateca Brasileira e suas principais iniciativas no campo da preservação.
Professora convidada: Maria Fernanda Curado Coelho
Aula 5 - 15/06
O papel da historiografia audiovisual no processo de patrimonialização: um estudo de caso – O primeiro cinema no Brasil.
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 6 – 22/06
Preservação Audiovisual I: conceitos fundamentais e noções sobre tratamento e preservação de coleções audiovisuais no suporte analógico.
Professor convidado: Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Aula 7 – 29/06
Preservação Audiovisual II: conceitos fundamentais e noções sobre tratamento e preservação no suporte digital
Professor convidado: Marco Dreer Buarque
Encerramento do curso.
Estrutura das Aulas:
Aula 1 – 11/05
Apresentação do curso
O conceito de patrimônio cultural e sua institucionalização no Brasil
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 2 – 18/05
Políticas Culturais de Cinema no Brasil
Professor: Heverton Oliveira
Aula 3 – 25/05
Patrimônio Audiovisual: questões conceituais e possíveis agentes de patrimonialização.
Metodologias de organização de arquivos.
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 4 – 01/06
O papel dos arquivos audiovisuais no processo de patrimonialização: a trajetória histórica da Cinemateca Brasileira e suas principais iniciativas no campo da preservação.
Professora convidada: Maria Fernanda Curado Coelho
Aula 5 - 15/06
O papel da historiografia audiovisual no processo de patrimonialização: um estudo de caso – O primeiro cinema no Brasil.
Professores: Aline Lacerda e Heverton Oliveira
Aula 6 – 22/06
Preservação Audiovisual I: conceitos fundamentais e noções sobre tratamento e preservação de coleções audiovisuais no suporte analógico.
Professor convidado: Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Aula 7 – 29/06
Preservação Audiovisual II: conceitos fundamentais e noções sobre tratamento e preservação no suporte digital
Professor convidado: Marco Dreer Buarque
Encerramento do curso.