EMENTA

Este curso pretende apresentar noções introdutórias sobre as boas práticas aplicadas a conservação do material arqueológico e apresentar as principais questões referentes à conservação preventiva, salvaguarda e preservação do acervo arqueológico. Trata também do registro e documentação do material arqueológico com a elaboração de uma ficha do estado de conservação para os artefatos resgatados em uma pesquisa arqueológica.

METODOLOGIA
O curso tem ênfase na instrução das técnicas de conservação por meio do trabalho com objetos de práticas e discussões. A estrutura curricular do curso permite ao aluno, por intermédio da interdisciplinaridade, articular os diferentes aspectos da teoria e da prática em conservação, associando a produção do conhecimento à prática profissional e social.

AVALIAÇÃO
A avaliação do rendimento do aluno será aferida ao término do último tópico, através da produção de uma Ficha de Diagnóstico do Material Arqueológico, de forma a refletir o seu rendimento na participação das aulas e nos trabalhos práticos e na sua assiduidade nas atividades acadêmicas (frequência mínima de pelo menos 75%).

Para tanto, utilizam-se conceitos da seguinte com a seguinte escala:
  • A – Excelente (equivalente a notas entre 9,0 e 10,0)
  • B – Bom (equivalente a notas entre 7,5 e 8,9)
  • C – Regular (equivalente a notas entre 6,0 e 7,4)
  • D – Insuficiente (equivalente a notas menores do que 6,0)
O curso seguirá os regulamentos de ensino da FIOCRUZ e da COC, considerando o conceito C como critério mínimo de aprovação.

Ao ser aprovado no curso o aluno receberá o Certificado de Conclusão de qualificação em técnicas de conservação aplicadas ao acervo arqueológico