Ementa
Justificativa: *
Objetivo Geral *
Apresentar e discutir metodologias das humanidades digitais direcionadas à História das Ciências e da Saúde
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Metodologia:
A partir de um mapeamento de demandas entre alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, identificou-se que as metodologias direcionadas às humanidades digitais tem sido recorrentes entre os principais temas de interesse. Nesse sentido, a proposta desse curso livre vem na perspectiva de aliar as novas metodologias às reflexões em torno da História da Ciência e da Saúde, sobretudo no que diz respeito à capacitação em ferramentas que subsidiam o trabalho do(a) historiador(a) em sua prática.
O curso vai ao encontro dos debates atuais sobre Humanidades Digitais, que desde seu manifesto, publicado em 2011, entende-se como uma comunidade de práticas, solidária, aberta e de livre acesso, multidisciplinar, que reforça o compromisso com a qualidade das pesquisas e convocação à integração da cultura digital enquanto definidora da cultura do século XXI.
Compreende-se que, através dessa oportunidade de qualificação profissional, os alunos sairão mais preparados, maneira prática e instrumental, para a reflexão metodológica de suas produções intelectuais.
O curso vai ao encontro dos debates atuais sobre Humanidades Digitais, que desde seu manifesto, publicado em 2011, entende-se como uma comunidade de práticas, solidária, aberta e de livre acesso, multidisciplinar, que reforça o compromisso com a qualidade das pesquisas e convocação à integração da cultura digital enquanto definidora da cultura do século XXI.
Compreende-se que, através dessa oportunidade de qualificação profissional, os alunos sairão mais preparados, maneira prática e instrumental, para a reflexão metodológica de suas produções intelectuais.
Objetivo Geral *
Apresentar e discutir metodologias das humanidades digitais direcionadas à História das Ciências e da Saúde
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Conhecer softwares para análise de redes sociais;
Compreender os usos das mídias digitais para o ensino de História da Saúde;
Elaborar bancos de dados digitais a partir de fontes seriais, como prontuários médicos e livros de registros hospitalares;
Compreender os usos das mídias digitais para o ensino de História da Saúde;
Elaborar bancos de dados digitais a partir de fontes seriais, como prontuários médicos e livros de registros hospitalares;
Metodologia:
As aulas serão expositivas e dialogadas, nas quais os professores farão uma breve apresentação do tema da aula, explorarão as possibilidades de pesquisas e abordarão as metodologias e softwares possíveis para dialogar com os temas selecionados, por exemplo: registros hospitalares, redes sociais, ensino e história da saúde e história das ciências.