Ementa
Justificativa:
Apresenta as principais questões referentes a Ciência do Patrimônio e as técnicas aplicadas a preservação e a salvaguarda de acervos e de coleções: artefatos antigos – históricos e pré-históricos, bens integrados e obras de arte em geral. Destaca a interdisciplinaridade pela qual as ciências da física e da química passaram a integrar a gama de conhecimentos necessários à área da conservação e restauração do patrimônio (material).
Objetivo Geral *
Mostrar e destacar o potencial de aplicação da Ciência da Conservação e a sua importância, no estudo, registro e monitoramento das reações e comportamentos específicos dos materiais, consoante com a natureza do acervo, sua estrutura e contextos de guarda.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Conhecer os sinais indicativos de alterações físico-químicas nos materiais que compõem os acervos;
Fornecer referências metodológicas e técnicas para o conhecimento de exames físicos, instrumental e equipamentos de apoio, proporcionando campos de visão ampliados de acordo com os requisitos estabelecidos pela área da Conservação;
Destacar as etapas da conservação preventiva com vistas à preservação dos acervos a curto, médio e a longo prazos;
Instrumentalizar os discentes para elaborar propostas para a gestão e salvaguarda dos acervos e coleções dos bens que constituem o nosso patrimônio cultural.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida a partir da leitura e discussão de textos selecionados, da explanação teórica e de atividades e ensaios práticos em laboratório. Apresentação de palestras por especialistas na área, bem como a realização de seminários com a apresentação de estudos de caso.
Avaliação
O processo de avaliação será realizado a partir da participação do aluno em sala de aula, por meio da avaliação escrita com a apresentação exercícios práticos, participação em seminários e pela entrega do trabalho final da disciplina.
O trabalho final consiste na elaboração de um texto científico que trate das questões discutidas na disciplina e com o objeto de estudo de caso do aluno.
O texto deve ter no mínimo 5 laudas, formato A4, fonte Arial 11, entrelinhas 1,5. O trabalho deverá ser entregue no máximo 30 dias após o término da disciplina na secretaria do programa (e-mail).
Apresenta as principais questões referentes a Ciência do Patrimônio e as técnicas aplicadas a preservação e a salvaguarda de acervos e de coleções: artefatos antigos – históricos e pré-históricos, bens integrados e obras de arte em geral. Destaca a interdisciplinaridade pela qual as ciências da física e da química passaram a integrar a gama de conhecimentos necessários à área da conservação e restauração do patrimônio (material).
Objetivo Geral *
Mostrar e destacar o potencial de aplicação da Ciência da Conservação e a sua importância, no estudo, registro e monitoramento das reações e comportamentos específicos dos materiais, consoante com a natureza do acervo, sua estrutura e contextos de guarda.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem *
Conhecer os sinais indicativos de alterações físico-químicas nos materiais que compõem os acervos;
Fornecer referências metodológicas e técnicas para o conhecimento de exames físicos, instrumental e equipamentos de apoio, proporcionando campos de visão ampliados de acordo com os requisitos estabelecidos pela área da Conservação;
Destacar as etapas da conservação preventiva com vistas à preservação dos acervos a curto, médio e a longo prazos;
Instrumentalizar os discentes para elaborar propostas para a gestão e salvaguarda dos acervos e coleções dos bens que constituem o nosso patrimônio cultural.
Metodologia:
A disciplina será desenvolvida a partir da leitura e discussão de textos selecionados, da explanação teórica e de atividades e ensaios práticos em laboratório. Apresentação de palestras por especialistas na área, bem como a realização de seminários com a apresentação de estudos de caso.
Avaliação
O processo de avaliação será realizado a partir da participação do aluno em sala de aula, por meio da avaliação escrita com a apresentação exercícios práticos, participação em seminários e pela entrega do trabalho final da disciplina.
O trabalho final consiste na elaboração de um texto científico que trate das questões discutidas na disciplina e com o objeto de estudo de caso do aluno.
O texto deve ter no mínimo 5 laudas, formato A4, fonte Arial 11, entrelinhas 1,5. O trabalho deverá ser entregue no máximo 30 dias após o término da disciplina na secretaria do programa (e-mail).