Ementa
Justificativa: As mudanças climáticas e demais emergências ecológicas implicadas no conceito de Antropoceno representam sérios desafios para as ciências naturais e as humanidades, exigindo inclusive a reconfiguração desta divisão que caracteriza a paisagem cognitiva da modernidade nos últimos séculos. Torna-se imperativo se familiarizar com as discussões que esse estado sem precedentes da história planetária tem deflagrado no ambiente acadêmico e nas artes. Elas implicam na elaboração de novas ferramentas de análise capazes de dar conta da complexidade do estado de coisas trazido por uma nova época geológica definida a partir da marca humana no planeta.
O escalonamento da devastação da Amazônia nos últimos anos tem mobilizado os especialistas no sentido de chamar a atenção para o papel que a região desempenha como repositório da biodiversidade global e como regulador do clima e dos regimes hídricos. Em função disso, torna-se imperativo debater qual a posição da Amazônia na modelação dos argumentos que conformaram o Antropoceno/
Objetivo Geral: Compreender como a emergência ecológica contemporânea, que está na raiz da formulação do conceito de Antropoceno, afeta os debates nas humanidades e nas artes, por implicar novas formas de conceber a espécie humana, os modos de interação com o ambiente e as ideias de modernidade e política.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem: Debater o impacto do Antropoceno nas ciências humanas e sociais, sobretudo na história, a partir dos principais autores, argumentos, perspectivas e controvérsias, com especialistas versados nas diversas temáticas concernentes à ideia de uma época geológica conformada pela ação humana no planeta.
Metodologia: Aulas expositivas com professores convidados, seguidas de debates com a audiência
O escalonamento da devastação da Amazônia nos últimos anos tem mobilizado os especialistas no sentido de chamar a atenção para o papel que a região desempenha como repositório da biodiversidade global e como regulador do clima e dos regimes hídricos. Em função disso, torna-se imperativo debater qual a posição da Amazônia na modelação dos argumentos que conformaram o Antropoceno/
Objetivo Geral: Compreender como a emergência ecológica contemporânea, que está na raiz da formulação do conceito de Antropoceno, afeta os debates nas humanidades e nas artes, por implicar novas formas de conceber a espécie humana, os modos de interação com o ambiente e as ideias de modernidade e política.
Objetivos Educacionais/Aprendizagem: Debater o impacto do Antropoceno nas ciências humanas e sociais, sobretudo na história, a partir dos principais autores, argumentos, perspectivas e controvérsias, com especialistas versados nas diversas temáticas concernentes à ideia de uma época geológica conformada pela ação humana no planeta.
Metodologia: Aulas expositivas com professores convidados, seguidas de debates com a audiência