Programação

As pessoas participantes serão apresentadas a diferentes aspectos relevantes para a compreensão e atuação nos Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (HAMB). O Curso de Atualização em Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (HAMB) tem uma carga horária de 180 horas, e será 100% presencial.

A parte teórica está dividida em 4 módulos (128 horas), que acontecerão de segunda à quinta, das 8h30 às 18h00, na Fiocruz Brasília, nos dias: 
  • 21 a 24 agosto - Módulo 1 - Despertando a Consciência: abordará temas como o SUS, marcos legais da PNPIC, racionalidades médicas, agroecologia e introdução aos sistemas agroflorestais sucessionais.
  • 18 a 21 setembro - Módulo 2 - Cultivando Conexões: aprofundará o conhecimento em agricultura biodinâmica, teoria do conhecimento antroposófico e introdução à observação fenomenológica.
  • 23 a 26 outubro - Módulo 3 -  Tecendo Saberes: Tecnologia em Saúde e Cartografia Participativa no Contexto dos Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos
  • 11 a 14 de dezembro - Módulo 4 - Aprendizagem em Rede: apresentação das cartografias e redes de Apoio e Encerramento do Curso.
Nas atividades práticas (52 horas) serão trabalhadas as temáticas relacionadas à tecnologia em saúde, cartografia fenomenológica, plantas medicinais, agroflorestas e agricultura biodinâmica, com:
  • Vivências de implementação dos HAMB (32 horas), que proporcionarão aos/às participantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolver habilidades práticas e vivenciar de forma concreta os benefícios desses hortos para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade. Cada estudante atuará em sua unidade de saúde de origem e em mais duas escolhidas. As vivências serão em 12 serviços públicos previstas para os dias:  6,13, 20 e 27 de setembro, 4, 11, 18, 30 de outubro, 8, 13 e 29 novembro e no HAMB do Lago Norte às quintas-feiras, 14h às 18h.
     
  • No mês de novembro - Será feita uma cartografia participativa (20 horas) que permitirá uma compreensão mais aprofundada do território e o fortalecimento das redes de apoio, contribuindo para a sustentabilidade dos HAMB.